Presidente do Coren-SP solicita ao Governo do Estado cronograma da vacinação dos profissionais de enfermagem

O Governo do Estado de São Paulo antecipou o início da vacinação para o último dia 17 (domingo), sendo a previsão anterior para o dia 25. Por isso, o presidente do Coren-SP, James Francisco dos Santos, protocolou um ofício na última sexta-feira (15/1), reforçando a importância de os profissionais de enfermagem integrarem os grupos prioritários do Plano Estadual de Imunização contra a Covid-19. No documento, ele ainda solicitou o cronograma de vacinação da categoria em todo o estado.

Presidente James Francisco dos Santos protocolou ofício na Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo

“É indiscutível que a categoria seja priorizada no cronograma de vacinação, para que possa seguir, com segurança, seu trabalho. Além disso, assim como atua na linha de frente no cuidado aos pacientes com Covid-19, a enfermagem continua sendo protagonista nas ações de imunização”, disse o presidente, pontuando também a necessidade de assegurar as condições de trabalho adequadas para a categoria nas ações de vacinação.

O Coren-SP emitiu nesta semana uma nota manifestando apoio ao Plano Estadual de Imunização contra a Covid-19. Ainda no ofício, James solicitou a relação dos grupos prioritários no âmbito da categoria (idosos, grupos de risco, etc) e setores contemplados (linha de frente, estagiários, residentes, etc.), tanto da rede pública municipal e estadual, quanto da rede privada. “A categoria enfrentou desafios sem precedentes em sua trajetória recente, como escassez de EPIs, sobrecarga de trabalho e o adoecimento mental, ocasionado por todos esses fatores, somados ao medo e à insegurança. Muitos perderam suas vidas na incansável luta para salvar o próximo. A vacinação é uma medida urgente para estancarmos todo esse desgaste e garantir uma assistência adequada, do ponto de vista da dignidade dos profissionais e, também, da segurança da população”, afirma.

 

Publicada originalmente em 15/1/2021, atualizada em 19/1/2021