Presidente do Coren-SP integra Câmara Temática Interdisciplinar da Mulher, do Cremesp

O trabalho desenvolvido pela atual gestão do Coren-SP para incentivar o empoderamento feminino e abordar temas relacionados à saúde da mulher está ganhando destaque. A presidente Fabíola de Campos Braga Mattozinho foi convidada para integrar a Câmara Temática Interdisciplinar da Mulher, do Cremesp,  que reúne profissionais das áreas da Medicina, Direito, Enfermagem, Jornalismo e de movimentos organizados e foi criada para discutir os desafios enfrentados pelas mulheres na vida contemporânea.

Fabíola de Campos Braga Mattozinho defende empoderamento da mulher nos diversos campos de atuação

O grupo discutirá os agravos físico-psicossociais em saúde que envolvem a mulher nos campos do trabalho, da vida doméstica e social, tais como violência sexual e doméstica, atenção à saúde da gestante e puérpera, incluindo aquelas em situação de penas restritivas de liberdade, além de debater temas como o aborto.

A Câmara Temática Interdisciplinar da Mulher será coordenada pela conselheira do Cremesp, Marli Soares, e será integrada por: Albertina Duarte, Kátia Boulos, Maria Ivete Castro Boulos, Carmita Abdo, Eva Blay, Vânia Maria Ruffini Penteado Balera, Fabíola de Campos Braga Mattozinho, Denize Ornelas, Caio Rosenthal, Eurípedes Balsanulfo, Krikor Boyaciyan, Cristião Fernandes, entre outros.

A enfermagem é uma profissão majoritariamente feminina. Em São Paulo, mais de 80% dos inscritos no Coren são mulheres. Por isso, nos últimos anos, o Conselho vem incentivando o empoderamento feminino, para que a categoria se fortaleça e enfrente obstáculos como a violência no ambiente profissional, desvalorização e sobrecarga de trabalho, fatores ainda muito vinculados à condição de gênero no Brasil. Em 2015, a autarquia criou o Grupo de Trabalho de Saúde da Mulher, que visa promover a melhoria da assistência de Enfermagem nas questões relacionadas à saúde feminina.