Presidente do Coren-SP fala sobre Violência no Trabalho no HU-USP

O Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP) participou da “V Jornada da Comissão de Ética de Enfermagem” do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo (HU-USP), na manhã desta terça-feira (25). O evento reuniu profissionais da equipe de Enfermagem da instituição.

A atividade contou com a palestra “Assédio Moral”, ministrada pela professora Patrícia Campos Pavan Baptista e “Violência no Trabalho”, ministrada pela presidente do Coren-SP, Fabíola de Campos Braga Mattozinho, que destacou a gravidade da violência contra profissionais de saúde: “Infelizmente é uma epidemia mundial, não acontece só em nosso país”, alertou. Ela também mostrou números sobre a violência contra profissionais de Enfermagem no Estado de São Paulo. “Tanto o enfermeiro quanto o técnico e o auxiliar de Enfermagem sofrem com a violência. Não é um problema exclusivo do auxiliar, como muitos pensam”.

A presidente do Coren-SP abordou o problema da violência contra profissionais de Enfermagem

Fabíola destacou as ações que o Coren-SP vem adotando para o combate à violência contra profissionais de Enfermagem, como o Grupo de Trabalho do qual a autarquia participa, ao lado do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), com a Secretaria Estadual de Segurança Pública. “A violência não pode ser algo do nosso dia a dia. Não podemos achar que é normal isso acontecer”, finalizou.

O evento contou com a participação da equipe de Enfermagem do HU-USP