Unimar aprimora dimensionamento das equipes de enfermagem após oficina do Coren-SP

A presidente do Coren-SP, Renata Pietro, está realizando visitas nas instituições em Marília nesta quarta-feira, 14/11. Ela esteve presente na Universidade de Marília (Unimar) em companhia do responsável técnico da instituição, Luiz Fernando Fregatto.

Visando conhecer as mudanças realizadas na Unimar, após a participação do responsável técnico nas oficinas de dimensionamento, a presidente do Coren-SP acompanhou a reformulação das estratégias na equipe de enfermagem da universidade.

O enfermeiro conta que a participação na oficina e a presença ativa do conselho ampliam o conhecimento e a valorização do profissional. “Participar das oficinas com fundamentação científica fortalece a atuação do enfermeiro na tomada de decisão, e consequentemente, a melhora no dimensionamento profissional”, diz ele.

A Unimar teve um ganho importante e relevante na quantidade dos enfermeiros no decorrer dos anos, principalmente após a implantação das novas estratégias. “Eu atuo na Central de Material e Esterilização (CME), que tinha supervisão indireta, ou seja, enfermeiros de outras unidades eram responsáveis por ela. Após a oficina de dimensionamento, avaliamos as questões importantes referentes ao âmbito profissional e, com isso, conseguimos colocar um enfermeiro exclusivo para cuidar da nossa central”, explica o enfermeiro.

Luiz Fernando destaca também, a participação do Coren-SP e a postura prestativa e otimista da presidente Renata. “A visita dela proporcionou credibilidade, satisfação e valorização da categoria na universidade, com foco  no andamento do serviço da enfermagem e na segurança e bem-estar do profissional”.

As oficinas de dimensionamento podem ser realizadas como atividades do Coren-SP ou a partir de solicitação das instituições de saúde.

Ana Laura Beato (chefe administrativa da subseção Marília), Luiz Fernando Fregatto e Renata Pietro