Lockdown: Presidente cobra disponibilidade de transporte público para enfermagem na Baixada Santista

Como medida de prevenção da Covid-19, prefeitos da baixada santista decidiram decretar lockdown entre os dias 23 de março e 4 de abril, para reduzir a circulação de pessoas nas cidades. Porém, uma da ações foi a limitação da frota e circulação do transporte público em diversos horários e, especificamente em Santos, a suspensão dos serviços aos finais de semana. O Coren-SP classificou essa política como prejudicial à enfermagem e enviou ofício ao prefeito Rogério Santos, solicitando a disponibilidade do serviço diariamente, em horários que contemplem os profissionais.

Presidente James Francisco dos Santos exigiu a disponibilidade de transporte público aos profissionais de enfermagem durante lockdown

“Diante do cenário de esgotamento de leitos nas redes pública e privada de saúde, as medidas de prevenção se tornam cada vez mais necessárias. Inclusive porque, para além da estrutura física das instituições, os profissionais de saúde também se encontram em situação de esgotamento físico e emocional”, ponderou o presidente James Francisco dos Santos,  alertando para demanda das equipes de saúde: “É importante pontuar que os profissionais de enfermagem atuam em regime de plantões e dependem do transporte público em horários variados, todos os dias da semana, para comparecerem a seus locais de trabalho. Garantir as condições mínimas de deslocamento é fundamental para que a população se mantenha assistida e esses trabalhadores tenham seis direito assegurados”, afirmou James. 

O presidente do Coren-SP também solicitou que todas as medias adotadas pelo poder público priorizem as demandas dos profissionais da linha de frente, que vêm sendo sistematicamente prejudicados em decorrência da sobrecarga de trabalho, riscos de contaminação, exaustivas jornadas, entre outras adversidades. “Dessa forma, requisito a revisão do planejamento das rotas do transporte coletivo e disponibilização da frota de forma que contemple as necessidades básicas dos profissionais de enfermagem, que refletem diretamente na assistência prestada à população”, finalizou no ofício.