Presidência realiza visitas de aproximação em instituições de saúde em Piracicaba

A presidente do Coren-SP, Renata Pietro, e o vice-presidente, Cláudio Silveira, realizaram visitas nesta quarta-feira (22/5) em algumas instituições de saúde em Piracicaba. Com o intuito de fortalecer os laços entre o Conselho e a enfermagem do interior, as visitas de aproximação fazem parte da atual gestão do Coren-SP, que vem acolhendo os profissionais, para que se sintam seguros e amplamente amparados. Também estiveram presentes nas visitas a assessora de subseções, Ana Laura Beato, e a assessora de relações institucionais, Marilene Wagner.

“Queremos reforçar que o nosso objetivo é tornar o nosso Conselho cada vez mais presente no cotidiano da enfermagem, oferecendo suporte necessário para uma assistência segura, tanto para os profissionais, quanto para a população”, diz Renata Pietro.

Na primeira visita, no Hospital Regional de Piracicaba, eles foram recebidos pela supervisora de enfermagem e responsável técnica, Silvia Helena Valente. Ela diz que foi uma honra receber os representantes do seu conselho de classe e é esse tipo de ação que faz a diferença no âmbito profissional. “Em 19 anos de profissão, hoje foi a primeira vez que vivenciei algo assim. Creio que essa aproximação  estimulará a união da nossa categoria, o que é importantíssimo para as lutas relacionadas a melhorias e valorização da profissão”.

Silvia conta que a gestão do hospital é dividida em quatro supervisoras, sendo que cada uma fica responsável por uma área (linha clínica, cirúrgica, ambulatorial e responsável técnica de enfermagem e educação permanente). Para ela, esse modelo de gestão necessita da capacidade de articulação e negociação contínua entre os envolvidos, que tem como objetivo estimular o máximo possível a liderança e autonomia dos enfermeiros assistenciais.

A enfermeira da linha cirúrgica, Dioneia Mendes de Almeida, destaca o trabalho humanizado que é desenvolvido com as crianças que são submetidas aos procedimentos cirúrgicos. A mãe entra no centro cirúrgico com a criança e coloca a roupa privativa igual a dos profissionais, diminuindo assim o medo em relação aos enfermeiros e médicos. E quando a criança é sedada a mãe sai e aguarda no espaço reservado para a família.

Ao término da cirurgia ela é chamada para a sala de recuperação pós-anestésica para que a criança se sinta protegida. “A nossa missão é humanizar o tratamento e melhorar a experiência da família em um momento tão delicado”, explica Dioneia.

O hospital também conta com uma sala de descompressão, que foi dada em comemoração ao aniversário de um ano da instituição pela superintendência da organização. “Ter um espaço desses é ter o foco na humanização dos profissionais de enfermagem. É valorizar a qualidade de vida no trabalho. É de fato, reforçar a necessidade de estarmos bem para cuidar do outro”, finaliza Sílvia.

A segunda visita foi realizada no Hospital Fornecedores de Cana de Piracicaba (HFCP). A enfermeira Franciele Fontes Barbieri foi responsável pela recepção. Emocionada, ela diz que foi uma alegria imensa receber o Coren-SP. “A luta pelo nosso reconhecimento é constante e nos deixa muito felizes quando temos pessoas à nossa frente que nos defendem e lutam em conjunto para uma enfermagem cada vez melhor”, declara.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) promove a ação “As Metas Internacionais”, em prol da segurança do paciente e, segundo Franciele, trazer um tema tão complexo para a realidade de toda equipe necessita de uma atenção maior. Por isso, o HFCP desenvolveu uma paródia com a música “Dona Maria”, com um vídeo contando a história de como deve ser um atendimento seguro para cumprimento das metas internacionais.

Por último, eles estiveram na Santa Casa de Piracicaba. A enfermeira e gestora do cuidado, Denise Correa de Oliveira, ressalta que a aproximação do Coren-SP possibilita aos profissionais um acesso ao diálogo mais amplo e direto. “Em 21 anos de profissão, nunca vi uma aproximação destas do órgão de classe com a categoria! Essa oportunidade traz uma sensação de pertencimento muito maior ao profissional da enfermagem”, conta.