PL do “Ato Médico 2” é derrubado no Senado

O Projeto de Lei do Senado (PLS) nº 350/2014 foi retirado da pauta de votação, nesta segunda-feira, dia 1º de agosto, pela senadora Lúcia Vânia e não deverá ser mais reapresentado este ano. Em consulta pública realizada pelo Senado, 114.706 pessoas se manifestaram contra o PL chamado de “Ato Médico 2” por limitar a atuação dos profissionais da saúde.

O Coren-SP, em respeito aos profissionais de Enfermagem, mantém a posição de defender a autonomia da categoria e a prática de atividades que requerem conhecimento técnico-científico e são reconhecidas legalmente.

A presidente Fabíola de Campos Mattozinho avalia que a notícia é positiva e que a mobilização dos enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem, maior contingente de profissionais de saúde do Estado, foi fundamental para a decisão da senadora. 

Entretanto, Fabíola conclama a todos os biomédicos, farmacêuticos, dentistas, fisioterapeutas e demais profissionais ligados à saúde para que continuem mobilizados para evitar qualquer nova ameaça de retrocesso às Políticas Públicas de Saúde vigentes no Brasil e à tendência mundial de multidisciplinaridade.