Parecer do Coren-SP esclarece que enfermeiros, técnicos e auxiliares podem realizar coleta de swab

A Câmara Técnica do Coren-SP, responsável pela emissão de pareceres que respaldam o exercício profissional da enfermagem, segue apoiando a categoria nesta pandemia, recebendo  dúvidas relacionadas a medidas de segurança e de proteção individual a serem adotadas durante o atual cenário e sobre a atuação das equipes. Nesta semana, foi emitido o Parecer Técnico Coren-SP nº 004/2020, aprovado  na 1.121ª Reunião Plenária Ordinária, que responde a um questionamento apresentado por um profissional de enfermagem sobre a coleta de material da nasofaringe e da orofaringe com uso de swab durante a pandemia.

O documento enfatiza que todo procedimento de enfermagem deve seguir as orientações de segurança dos órgãos competentes, utilizando a Nota Técnica GVIMS/GGTES/ANVISA nº 04/2020 como embasamento, e esclarece que os enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem estão aptos para fazer a coleta, desde que descrita em protocolos institucionais e que os profissionais estejam capacitados e protegidos por Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

O Parecer detalha também o tipo de swab a ser utilizado nas coletas: “de fibra sintética (rayon) com haste de plástico. Não devem ser usados swabs de alginato de cálcio ou com hastes de madeira, pois eles podem conter substâncias que inativam alguns vírus e inibem o teste de PCR”.

Também esclarece as medidas de segurança que deverão ser adotadas durante o procedimento:

“Os procedimentos que podem gerar aerossóis devem ser realizados, preferencialmente, em uma unidade de isolamento respiratório com pressão negativa e filtro HEPA (High Efficiency Particulate Arrestance). Na ausência desse tipo de unidade, deve-se colocar o paciente em um quarto individual com portas fechadas, janelas abertas e restringir o número de profissionais durante estes procedimentos. Além disso, deve-se orientar a obrigatoriedade do uso da máscara de proteção respiratória (respirador particulado) com eficácia mínima na filtração de 95% de partículas de até 0,3µ (tipo N95, N99, N100, PFF2 ou PFF3) pelos profissionais de saúde, além do gorro descartável, óculos de proteção ou protetor facial (face shield), avental e luvas.”