Palestra no Hospital Cruz Azul aborda importância da anotação de enfermagem

O Coren-SP fez uma palestra sobre  “Anotação e Registro de Enfermagem: Questões Éticas e Legais” no Hospital Cruz Azul, no dia 23/3 (quinta-feira).  

Além de esclarecimentos conceituais sobre o tema, o conselheiro Alessandro Lopes Andrighetto fez apontamentos sobre a necessidade de se aperfeiçoar o processo de informação dentro das instituições.  “É um dos meios utilizados para a tomada de decisões pelos profissionais”, explicou.

Além disso, ele orientou os profissionais de enfermagem sobre as formas de realizar anotações corretas e seguras: mapear os cuidados prestados, realizar estatística de atendimentos, refletir a produtividade da equipe de enfermagem e ser fonte de consulta para inspeção de auditoria e rastreamento de ocorrências. Ele apresentou a resolução Cofen 514/2016, que aprova o guia de recomendações para os registros de enfermagem no prontuário. “É uma importante fonte de pesquisa para os profissionais, norteando as anotações de  enfermeiros, técnicos, auxiliares e obstetrizes”, destacou o conselheiro.

Palestras

As instituições de saúde do estado de São Paulo podem requisitar palestras ao Coren-SP.  Para isso, é necessário que o enfermeiro Responsável Técnico (RT) ou o responsável pela educação permanente entre em contato com o Conselho e preencha formulário na seção “Fale Conosco” no site, requisitando a palestra sobre o tema desejado.