Palestra aborda autoconhecimento voltado a profissionais de enfermagem

O auditório da sede do Coren-SP recepcionou nesta quarta-feira (21/02) a palestra “Autoconhecimento: O primeiro passo para a qualidade de vida”, ministrada pela conselheira Érica Chagas, que utilizou ferramentas de coaching para ajudar os profissionais a identificarem melhorias na qualidade de vida.

Profissionais participantes da atividade no auditório do Coren-SP

A conselheira Érica guiou os profissionais presentes em uma jornada interior, tratando sobre temas como gerenciamento do tempo e realização de objetivos de vida.  “É muito importante cada pessoa identificar suas próprias aspirações na vida. Se não sabemos o que queremos, qualquer coisa nos serve”, explicou Érica.

A principal ferramenta utilizada durante a atividade foi a “Roda da Vida”. Trata-se de uma situação em se dar uma nota de 0 a 10 a oito aspectos da vida: amigos e família; trabalho e carreira; espiritualidade; amor; lazer; intelecto; saúde; e vida financeira. A partir dessa nota, identificam-se os três aspectos que mais precisam ser trabalhados, visando melhorá-los, aprimorando assim a qualidade de vida.

A conselheira Érica Chagas ministra a palestra com ferramentas de coaching

A palestrante deixou clara a necessidade de termos prazos para conquistarmos nossos objetivos de vida. “Sem prazos, ficamos só no plano das ideias. Precisamos traçar metas, planejarmos o que precisamos mudar em nossas vidas e sobretudo fixarmos quando queremos que essas mudanças aconteçam”, detalhou.

Meditação de um minuto

Uma ferramenta apresentada na palestra é a “Meditação de um minuto”. Trata-se de relaxar o corpo e esvaziar os pensamentos durante um minuto aproximadamente, prestando atenção na própria respiração.

“A técnica visa nos tirar do ‘piloto automático’ do cotidiano, principalmente em momentos em que estamos estressados ou cansados”, explicou a conselheira.

Para aprender a fazer a ‘Meditação de um minuto’ foi exibido um vídeo, que reproduzimos abaixo para quem quiser se apropriar da ferramenta!