OPAS organiza workshop virtual sobre formação doutoral de enfermeiros

Evento será realizado de forma online dias 2 e 3 de agosto e contará com traduções simultâneas

Lançado em 2019, o documento Diretriz Estratégica para a Enfermagem na Região das Américas aponta para o fortalecimento da qualidade da educação em enfermagem para responder às necessidades dos sistemas de saúde voltados ao acesso universal à saúde, cobertura universal de saúde e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A realização do “Workshop Virtual: Fortalecimento das capacidades dos enfermeiros da América Latina e Caribe por meio da formação doutoral” faz parte das ações visando o alcance desses objetivos.

O evento, promovido pelo Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, juntamente com a Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, será realizado nos dias 2 e 3 de agosto, das 14 às 17h e contará com tradução simultânea em inglês, espanhol e português.

Os interessados podem fazer sua inscrição online. O link de acesso é individual e será encaminhado ao e-mail dos participantes inscritos. Dentre os objetivos do evento está a discussão das oportunidades, estratégias e desafios dos programas de doutorado vivenciados durante a pandemia e as perspectivas no pós-pandemia, assim como as experiências na organização de futuros programas de doutorado.

A América Latina conta com cerca de 50 programas de doutorado, e destes, 73% estão no Brasil. A falta desta formação impacta na atuação dos enfermeiros para assumirem cargos de liderança, no desenvolvimento técnico científico e nos avanços da educação superior. A pandemia de COVID-19 reforçou a importância de reavaliar a formação e treinamento dos enfermeiros e mostrou a viabilidade do uso da tecnologia e a educação virtual.

Em colaboração com a OPAS, o evento reunirá líderes do ensino de pós-graduação em enfermagem na América Latina e promoverá uma ampla discussão sobre as oportunidades da formação doutoral dos enfermeiros.

Confira a programação.

Fonte: Ascom – Cofen