“O encanto da vida está em remar e não em reclamar”, diz Leandro Karnal no lançamento da Semana da Enfermagem

O lançamento da Semana da Enfermagem 2017, promovida pelo Coren-SP, trouxe muita reflexão e motivação para os centenas de profissionais presentes no evento, nesta quarta-feira (10/5), na capital. A presidente do Coren-SP, Fabíola Campos, conduziu a abertura oficial e, em seguida, o idealizador da ONG Canto Cidadão, Felipe Mello, e o historiador e filósofo Leandro Karnal realizaram palestras motivacionais, encantando o público com seus saberes e lições de vida.

Presidente Fabíola Campos durante a abertura do evento

O tema da Semana da Enfermagem deste ano é “Enfermagem na Linha de Frente Transformando o Cuidado” e, com base nele, o Coren-SP lançou a campanha ‘A Enfermagem Faz Parte da Vida”, visando mostrar à sociedade o quão essenciais os profissionais da categoria são em todas as fases desde o nascimento, até os últimos momentos. Para isso, haverá inserções publicitárias na rede televisiva nacional, com um vídeo comovente narrado pela atriz Regina Duarte, que realizou o trabalho voluntariamente em prol da enfermagem. Também haverá divulgação em rádios e nas mídias sociais com a hashtag #EnfermagemFazParteDaVida.

A busca pela valorização e reconhecimento pautou os discursos do evento. Fabíola Campos incentivou os profissionais a se empoderarem e a mostrarem para a sociedade a importância da enfermagem. “Nosso diferencial como profissionais é o compromisso com o outro. Estamos presentes em todas as fases da vida das pessoas. Mas será que somos reconhecidos? Precisamos lutar pela nossa valorização e, para isso, é importante valorizarmos a nós mesmos e as nossas equipes”, disse.

A presidente também destacou o trabalho coletivo que tem sido desenvolvido pelo Coren-SP nos últimos anos. “Trabalhamos para dar voz às demandas da categoria e ouvir os inscritos. Essa Semana da Enfermagem é mais uma oportunidade para refletirmos conjuntamente os caminhos para transformar a nossa realidade”, afirmou.

Além de Fabíola, a mesa de abertura foi composta por Mauro Antônio Pires, vice-presidente do Coren-SP; Floracy Gomes Ribeiro, enfermeira e assessora técnica do gabinete da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo; e Conceição Vieira da Silva Ohara, presidente da Associação Brasileira de Enfermagem de São Paulo (ABen-SP). O conselheiro federal Luciano Silva representou o Cofen.

Fabíola e Mauro realizaram  uma homenagem a profissionais de enfermagem que se destacaram na prestação de uma assistência de qualidade aos cidadãos: o enfermeiro Carlos Ramiro do Carmo e a auxiliar de enfermagem aposentada Maria Ribeiro Marques, de 103 anos.

Fabíola Campos e Mauro Antônio Pires com os homenageados

Otimismo X Crise

O historiador, filósofo e professor Leandro Karnal, que ganhou notoriedade internacional com suas palestras reflexivas e motivacionais, abordou a situação de crise que o país atravessa e as formas de enfrentá-la, durante a palestra “A vida que vale a pena ser vivida”. “É preciso ter equilíbrio e ponderação para superar o pessimismo dominante”, disse.

Ele fez um paralelo entre o momento de crise e as dificuldades constantes enfrentadas pelos profissionais de enfermagem.  “Cuidar de um paciente terminal, como faz a enfermagem, exige um grande otimismo. É um gesto de uma beleza quase metafísica, transcendental. A humanidade existe por causa dos otimistas”, disse Karnal, incentivando os participantes a sempre enfrentarem as situações adversas. “O encanto da vida está em remar e não em reclamar”

Leandro Karnal destaca a importância do otimismo

Karnal destacou a importância de tomarmos as rédeas de nossas próprias vidas. “Eu sou sócio majoritário da empresa chamada ‘minha vida’ e devo assumir responsabilidades, devo incluir-me, devo ser capaz de dar respostas aos meus desafios pessoais”, explicou o professor.

Para os profissionais de enfermagem que lidam diariamente com pessoas, Karnal destacou a necessidade de humanização das relações. “Olhem mais no rosto das pessoas. O rosto diz tudo o que vocês precisam saber. Ele é a maior anamnese que existe”.

O filósofo Karnal palestou para um grande públcio da enfermagem

Ser protagonista

O otimismo também foi a base da exposição de Felipe Mello, diretor-fundador da ONG Canto Cidadão. Ele atua em hospitais levando apresentações artísticas e culturais, para driblar as preocupações dos pacientes e arrancou gargalhadas da plateia com  a palestra “Energia Protagonista”.

Felipe Mello da ONG Canto Cidadão

Acompanhado de duas “palhaças” muito simpáticas da família Canto Cidadão, ele contou a história de  como largou uma carreira corporativa para fundar a ONG e, em meio a diversos conselhos para os profissionais de enfermagem, indicou o caminho para que se tornem protagonistas de suas próprias vidas. “Protagonizar é se tornar o melhor que podemos ser a partir daquilo que já somos atualmente, levando em conta a nossa situação atual particular”, explicou.

Acesse aqui a programação da Semana da Enfermagem e inscreva-se gratuitamente.