Núcleo de Educação em Urgência de São Bernardo dissemina noções de primeiros socorros

A Secretaria de Saúde de São Bernardo do Campo conta com apoio do Núcleo de Educação em Urgência (NEU), que promove ações de treinamento e palestras sobre primeiros socorros em escolas, comunidades, Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Unidades Básica de Saúde (UBS), shoppings e empresas.

A enfermeira Márcia Picolli, que foi coordenadora do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), atualmente coordena o NEU e conta que os treinamentos visam alertar sobre como proceder em casos de urgência, seja em um ambiente hospitalar ou não, por isso o objetivo é abranger o maior número de pessoas possível. “Durante um treinamento que realizamos em uma creche com os professores, a funcionária da secretaria engasgou e outra funcionária, que tinha feito o treinamento há pouco tempo, conseguiu fazer a manobra e desengasgar a colega”, diz.

Treinamento realizado nas instituições de saúde

Os treinamentos, segundo Márcia, sempre foram obrigatórios pelo ministério da saúde e eram realizados apenas com os funcionários do SAMU e a comunidade. Entretanto, com o aumento das solicitações de diversas entidades e o apoio da gestão, o NEU expandiu suas ações para secretarias da educação, segurança, trânsito e esportes.

Crianças participam do treinamento do NEU

A Secretaria de Segurança Pública participa dos treinamentos

De acordo com os dados fornecidos pela equipe, durante os quatro meses de atuação do NEU, foram realizadas 110 aulas com a participação de 2.937 integrantes.

O núcleo também realizou aulas de ressuscitação cardíaca em uma escola para crianças. A coordenadora diz que o resultado foi além do esperado, já que as crianças têm muita vontade de aprender e absorvem com mais facilidade as informações. “Esse trabalho é muito importante e gratificante. Ficamos com sensação de cumprimento do nosso dever. Ensinar as pessoas como agir, o que fazer, como socorrer a vítima, é o foco do nosso trabalho. Embora, ainda tenhamos um longo caminho pela frente, tenho certeza de que estamos no caminho certo”, finaliza.