Novo site da Universidade Federal de São Paulo aborda saúde mental

O site http:// www.unifesp.br/dpsiq/prove foi criado com o objetivo de aumentar a conscientização sobre esses transtornos. Além da falta de conhecimento, os pacientes enfrentam também o preconceito social. Esse quadro faz com o que o diagnóstico demore em média cinco anos, com agravamento do caso e prejuízo ao tratamento. A produção do site é do Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo, com coordenação do dr. Marcelo Feijó de Mello. ?A estratégia é difundir os sintomas e os tratamentos possíveis. As doenças são pouco conhecidas mas, quando tratadas, aumentam em até 80% as chances de cura?, disse Feijó. Dados do estudo norte-americano National Comorbidity Survey (NCS) revelam que pelo menos um quarto da população desenvolverá ansiedade no decorrer da vida.A depressão pode atingir cerca de 15% a 20% da população e é marcada pela alternância de sentimentos como cansaço, tristeza, falta de concentração e baixa auto-confiança e auto-estima. Estudo norte-americano aponta que a doença atinge cerca de 3,5% da população e que pelo menos 15% poderão ter ataque de pânico uma vez na vida. O transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) atinge pessoas que passaram por uma situação de violência grande com risco de vida.