Sistema informatizado do Coren-SP reduz de 20 para 5 dias emissão de registro de RT

Desde o dia 17/8, o Coren-SP conta com um novo sistema informatizado e 100% online para a emissão de registros de Responsabilidade Técnica (RT). A iniciativa é fruto dos esforços da gestão 2021-2023 para facilitar o acesso dos inscritos aos serviços do Coren-SP, reduzindo prazos para emissão de documentos e garantindo mais comodidade.

O sistema foi desenvolvido internamente pela Gerência de Tecnologia da Informação (GTI) do conselho em parceria com a Gerência de Fiscalização (Gefis), e surgiu inicialmente da demanda gerada pelo isolamento social imposto pela pandemia, obrigando que os serviços presenciais fossem temporariamente reduzidos. A partir disso, o Coren-SP decidiu por desenvolver um sistema completo que deverá continuar a ser utilizado mesmo após o fim da pandemia da Covid-19. Agora, os profissionais e empresas que quiserem a emissão de registros de RT poderão fazê-lo de forma 100% digital e muito mais ágil, enviando documentos digitalizados e acompanhando todo o processo pela internet.

Leonardo Negreiros, coordenador administrativo da Gerência de Fiscalização do Coren-SP, explica que, além da agilidade, o novo sistema trouxe maior isonomia ao atendimento prestado: “Antes, quando os documentos eram enviados pelos Correios, além dos prazos serem maiores porque tínhamos que esperar a documentação chegar fisicamente, quem estava no interior tinha que esperar mais tempo para a solicitação ser atendida. Isso porque a entrega dos Correios demorava mais a chegar até a sede do Coren-SP. Hoje, com a digitalização do serviço, o tempo de atendimento é o mesmo para todos”.

Os novos números que indicam o aumento da eficiência do atendimento a partir da digitalização falam por si: “A análise de solicitações de RT que antes eram feitas em 20 dias, atualmente estão sendo analisadas em 5 dias. As respostas de indeferimento, que anteriormente levavam até 30 dias, agora são respondidas no dia seguinte à diligência respondida. No primeiro mês de funcionamento completo do novo sistema, em setembro, foram emitidos 1.327 certificados: o maior número de documentos emitidos em um único mês, em 4 anos. A média mensal de certificados emitidos até julho de 2021 era de 850 documentos”, comemora Leonardo.

Outro reflexo da melhoria do sistema de emissão de registros de Responsabilidade Técnica está sendo o aumento do número de instituições de saúde com RT vigente, ou seja, em situação regular nesse sentido.

“Os dados realmente impressionam e mostram como foi importante modernizar esse serviço. Agradeço a todos os envolvidos: equipe da TI e equipe administrativa da fiscalização. Foi um avanço para os públicos interno e externo do Coren-SP”, comemorou a gerente de fiscalização da capital e região metropolitana, Roberta Alcântara.