Nota de repúdio ao vereador Toninho Vieira, de Cubatão

O Coren-SP vem a público manifestar seu repúdio às atitudes desrespeitosas do vereador Toninho Vieira, de Cubatão, que desrespeitou, hostilizou e agrediu verbalmente profissionais de enfermagem que realizavam testes de covid-19 na população. A polícia foi acionada e a prefeitura do município já se manifestou informando que aguarda as investigações.

A situação revoltante acontece em meio à pandemia causada pelo novo coronavírus e surpreende pela violência praticada por um membro do poder legislativo, em momento que deveriam ser constantemente priorizadas ações de favorecimento e defesa dos profissionais de enfermagem, mundialmente reconhecidos pela dedicação no enfrentamento da covid-19.

A situação deve ser exposta e combatida por toda a sociedade, por representar desrespeito ao exercício profissional da enfermagem, à autonomia e ao conhecimento técnico dos profissionais, que se dedicam à prevenção e ao enfrentamento da pandemia.

Toda situação de violência deve ser denunciada ao Coren-SP, para que as agressões contra os profissionais de enfermagem em seu ambiente de trabalho possam ser devidamente punidas pelo poder público. Respeitar a enfermagem é respeitar quem trabalha e luta para salvar vidas.