Nota de apoio aos funcionários do Hospital Pérola Byington

De acordo com notícias da mídia, pacientes e funcionários do Hospital Pérola Byington sofreram constrangimento e agressões, fatos que não podem ser tolerados.

O Centro de Referência da Saúde da Mulher, no Hospital Pérola Byington, conta com atendimento especializado para oferecer a mais elevada qualidade de atenção em saúde para mulheres, adolescentes e crianças em situação de violência sexual. Entre as principais ações disponíveis se destacam: prevenção da gravidez decorrente da violência sexual, da infecção pelo HIV, de doenças sexualmente transmissíveis não virais e da hepatite B, tratamento de traumatismos genitais, atendimento psicológico, social e de solicitações de abortamento por gravidez decorrente de estupro, conforme previsto no inciso II do artigo 128 do Código Penal brasileiro.

Profissionais que atuam na saúde da mulher são diretamente impactados e desrespeitados com obstáculos à sua área de atuação. Agredir mulheres já fragilizadas e profissionais de saúde que cumprem seu trabalho com sensibilidade e dedicação representa um ataque direto à democracia e à saúde pública.

O Coren-SP está à disposição dos profissionais de enfermagem para acolhê-los e orientá-los em casos de agressão em seu exercício profissional, orientando para denúncias e na realização de desagravo público. Em mais uma situação na qual a enfermagem acaba sendo vítima em seu local de trabalho, o conselho reforça que violência não resolve!