Nota ao vereador Basilio Zecchini, de Bragança Paulista

O vereador Basilio Zecchini, de Bragança Paulista, veiculou no último dia 24 de julho um vídeo em seu perfil no Facebook, no qual relata demora no atendimento da UPA Bom Jesus e que “(…) os médicos não atendem (…) pedi para falar com o enfermeiro responsável (…) a resposta é que o enfermeiro está jantando e eu preciso esperar ele terminar de jantar para conversar. Gente, isso não é aceitável (..)”. Confira:

Então pessoal, sempre que sou chamado para verificar uma situação na cidade, eu prontamente atendo, não tem dia e nem hora. Mas agora a noite, o que eu vi, chocou meu coração. Mais de 25 pessoas aglomeradas durante horas, em pleno Hospital Bom Jesus, sem atendimento médico e ninguém para dar uma explicação. Isso não vai ficar assim, eu me coloco no lugar das pessoas e eu sinto a mesma indignação que elas.

Publicado por Basilio Zecchini em Sexta-feira, 24 de julho de 2020

 

 

A fala demonstra desconhecimento sobre o trabalho da enfermagem, ao atribuir a ela a responsabilidade pela escala de trabalho dos médicos, e um desrespeito ao dimensionamento de profissionais de enfermagem e à legislação trabalhista, ao questionar a pausa para refeições do enfermeiro responsável técnico da unidade.

Os profissionais de enfermagem passam 24 horas por dia ao lado dos pacientes e estão, em tempos de pandemia, expostos a um stress e a uma sobrecarga de trabalho. Culpá-los pelo tempo de espera para atendimento é injusto e demonstra também total desconhecimento sobre todos os fluxos de trabalho das instituições de saúde, ainda mais em tempos de pandemia, quando todos os cuidados são intensificados para garantir a segurança dos profissionais e da população. Além disso, questionar a pausa para refeições denota desrespeito à própria natureza humana, como se os profissionais de enfermagem também não tivessem o direito legal de exercê-lo.

Durante a pandemia, o Coren-SP reforça suas inspeções de fiscalização em prol das condições seguras para assistência e reforça a importância do apoio às lutas da enfermagem, entre elas a jornada de 30 horas semanais, que favorecem a qualidade de vida dos profissionais, e a campanha “Enfermagem Além dos Aplausos“, para mobilizar a sociedade sobre as lutas cotidianas da profissão. Além disso, o conselho reforça que toda ofensa ao profissional de enfermagem em seu exercício profissional é passível de solicitação de desagravo público.