Covid-19: Nota Técnica da Anvisa esclarece sobre uso de EPIs

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou neste sábado (21/3), a Nota Técnica  nº 4/2020 – Orientações para os serviços de saúde: medidas de prevenção e controle que devem ser adotadas durante a assistência aos casos suspeitos ou confirmados de infecção pelo novo Coronavírus (SARS-CoV-2).

A publicação contém orientações para os serviços de saúde quanto às medidas de prevenção e controle que devem ser adotadas durante a assistência aos casos suspeitos ou confirmados de infecção pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), segundo as evidências disponíveis, até o dia 20.03.2020. Essas orientações podem ser refinadas e atualizadas à medida que mais informações estiverem disponíveis, já que se trata de um microrganismo novo no mundo.

Entre os temas abordados, estão medidas de prevenção e controle, procedimentos de triagem, procedimentos nos serviços de diálise, o uso correto de EPIs nos variados tipos de atendimento entre outros. 

Uma informação bastante relevante presente na nota é o esclarecimento sobre quem deve usar a máscara cirúrgica: 

A Anvisa ainda faz um alerta de que esse tipo de máscara jamais pode ser reutilizado, lavado ou desinfectado e, também, que quando estiver úmida perde a capacidade de filtração. 

Outra dúvida recorrente dos profissionais de enfermagem é sobre o uso da máscara N95:

A norma também esclarece os EPIs que devem ser utilizados em cada tipo de atendimento e, também, pelos pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde, conforme tabela a seguir:

 

Covid-19: informações úteis para a enfermagem