No Dia Mundial do Doador de Sangue, todos os bancos de sangue do Brasil passam a contar com ferramenta de doação do Facebook

Neste domingo, dia 14 de junho, será comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue. Para celebrar a data e ajudar a contornar a crise de abastecimento nos estoques de sangue em decorrência das restrições de deslocamento associadas a COVID-19, a partir desta semana todos os bancos de sangue, públicos e privados, do país terão acesso à ferramenta de doação de sangue do Facebook. Os doadores cadastrados pelo Facebook poderão ser notificados pela plataforma quando um hemocentro próximo precisar de doações. Para inspirar a comunidade de usuários do Facebook e do Instagram a doarem sangue e a se engajarem na campanha, GIF stickers relacionados ao tema estarão disponíveis para serem usados nos Stories de ambas as plataformas.

O recurso de Doação de Sangue do Facebook está disponível no Brasil desde maio de 2018, e até hoje estava disponível para os hemocentros públicos. Desde seu lançamento, mais de 10 milhões de brasileiros já se cadastraram na plataforma como doadores. Em maio deste ano, mais de 100 mil doadores cadastrados na plataforma definiram um lembrete ou entraram em contato com um banco de sangue indicando a intenção de doar.

“Esperamos que os bancos de sangue possam utilizar o Facebook para alcançar mais doadores durante o Junho Vermelho, e conscientizar a população sobre a importância de continuar doando regularmente,” afirma a gerente de Parcerias para Impacto Social do Facebook, Renata Gimenez. “Nossa intenção é ajudar para que, de um lado, as pessoas sintam-se seguras para doar sangue, e, de outro, os bancos consigam se conectar a doadores próximos e manter seus estoques estáveis,” conclui.

Para cadastrar-se como doador de sangue no Facebook, basta acessar o endereço facebook.com/doesangue. Usando seu dispositivo móvel também é possível acessar o menu do Facebook e então clicar em “Doações de Sangue”.

Hemocentros aumentam cuidados e realizam campanhas criativas

Para garantir a segurança dos doadores, os bancos de sangue vêm reforçando os cuidados. Os locais de coleta são orientados pelo Ministério da Saúde a disponibilizar condições para lavagem das mãos, antissépticos (como álcool em gel) e acolhimento que vise diminuir aglomeração de pessoas. Além disso, cuidados com a higienização das áreas, instrumentos e superfícies também têm sido intensificados pelos hemocentros.

No mês da doação de sangue, o Junho Vermelho, diversos bancos de sangue promovem iniciativas para alertar a população sobre a importância de doar. O Hemorio lançou a campanha “Isole a Indiferença”, para reverter a queda de quase 40% nas doações de sangue no mês de maio. Entre as iniciativas está a “Hemorio em Casa”, que já registra 3 mil doações em condomínios do Rio.

A Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH) se uniu à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e lançou a Campanha Nacional Sangue Verde e Amarelo, que organiza coletas em estádios de futebol, minimizando aglomerações. As duas primeiras ações aconteceram na cidade de São Paulo, na Arena Corinthians e no Allianz Parque, em abril e maio. Dia 16 de junho, em Manaus, a ação terá apoio dos times de futebol locais Manaus FC e Rio Negro.

Dia Mundial do Doador de Sangue

A data foi instituída pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para dar visibilidade à necessidade de mais doações regulares para garantir a qualidade, a segurança e a disponibilidade do sangue e seus derivados, além de homenagear os doadores pela atitude voluntária que salva vidas. A data também coincide com o período mais frio em grande parte do Brasil, quando há uma redução das doações.