Mídias sociais são tema de palestra no Hospital Geral de São Mateus

O comportamento dos profissionais de Enfermagem nas mídias sociais e nos aplicativos de troca de mensagens foi abordado pelo primeiro-secretário do Coren-SP, Marcus Vinicius de Lima Oliveira, durante palestra realizada na manhã de quarta-feira (6), no Hospital Geral de São Mateus, na zona leste da capital.

O primeiro-secretário do Coren-SP, Marcus Vinicius de Lima Oliveira, durante palestra no Hospital Geral de São Mateus

O conselheiro ressaltou que mídias como o Facebook são vitrines sociais e que o crescimento do número de usuários, nos últimos anos, no Brasil, deve-se ao avanço da telefonia móvel. Ao apresentar dados sobre o comportamento das redes, revelou que 80% das pessoas compartilham conteúdo sem qualquer filtro de privacidade, ou seja, acessível a todos os visitantes.

Marcus foi categórico ao afirmar que a postagem de imagens de pacientes e “selfies” realizadas em ambiente institucional, sem autorização, fere o Código de Ética do Profissional e é passível de punição. “As penalidades previstas num Processo Ético vão desde advertência verbal à cassação do registro, sem falar nas consequências de um processo civil e criminal”, alertou o primeiro-secretário.

O respeito à privacidade dos pacientes foi um dos pontos lembrados pelo conselheiro

Entre os exemplos de fotos ou vídeos citados estão imagens envolvendo bebês, procedimentos cirúrgicos, resgate de feridos e cadáveres. “Está no Código de Ética que o profissional deve manter sigilo com aquele que está cuidando”, acrescentou.

A diretora de Enfermagem do hospital, Adriana Smecelato, a enfermeira da educação continuada, Lívia Rodrigues, e o primeiro-secretário Marcus Oliveira

Ao final, Oliveira lembrou aos presentes as dicas do artigo “A ética nas redes sociais”, publicado na página 20 da edição nº 12 da Enfermagem Revista. Leia o artigo completo aqui e confira, abaixo, as dicas: