Coren-SP distribui máscaras para hospitais públicos do estado

O Coren-SP recebeu 2.160 máscaras enviadas pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), para distribuição entre as instituições do estado que estão com baixa disponibilidade de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). O objetivo é contribuir para que os profissionais de enfermagem tenham condições mais seguras para atuar na pandemia.

Para estabelecer os critérios de entrega, a Comissão de Gestão de Crise Covid-19 do Coren-SP levantou as instituições a partir das denúncias recebidas e, também, determinou que sejam instituições públicas, com atendimento referenciado de Covid-19, com foco em UTIs e Pronto Socorro. Assim, a fiscalização realiza a inspeção e conferência e, se realmente é constatada a falta de EPIs, os fiscais fazem a entrega. “A fiscalização segue com seus esforços, trabalhando para levar orientações aos profissionais, apurar as denúncias recebidas, indo às instituições, atendendo também via chat e, agora, distribuindo as máscaras disponibilizadas pelo Cofen”, disse a gerente de fiscalização Lanny Hino. 

Hospital Ermelino Matarazzo

Na última quarta-feira (29/4) ela e a fiscal da subseção de Osasco, Bárbara Vasconcelos Sápia, estiveram em quatro instituições. A primeira ação foi no Hospital Ermelino Matarazzo. Elas foram recebidas pela enfermeira supervisora de enfermagem Bruna Geovenardi, que relatou que a instituição está com dificuldade de manter estoque de máscaras, devido à escassez no mercado. 

Em seguida, as fiscais estiveram no Hospital Municipal Prof. Waldomiro de Paula. Na ocasião, a enfermeira RT Silvia Espelho considerou muito importante o apoio do Conselho. “Estamos enfrentando um cenário de grande restrição no mercado e com esse aporte ficaremos mais tranquilos para planejar as nossas ações”, agradeceu. Ela ainda informou que o hospital abrirá mais 40 leitos, sendo 20 de UTI, todos para atender casos de Covid-19. 

Hospital Municipal Prof. Waldomiro de Paula

O Hospital Tide Setúbal também recebeu uma remessa de máscaras. O gerente de enfermagem Rodrigo Cesar Santos, também agradeceu pela iniciativa. “Vai nos ajudar muito a garantir a segurança de nossos profissionais”, afirmou. 

Hospital Tide Setúbal

As representantes do Coren-SP também estiveram no Hospital Geral de Guarulhos, onde foram recebidas pela Responsável técnica Andreia Mayumi Hayashi. Ela informou que os profissionais da instituição sempre seguiram rigorosamente a utilização de EPIs, com uma forte atuação da CCIH e, por isso, já estava preparada e planejada para o suprimento de máscaras. Portanto, não foi constada falta do material no local. 

Hospital Geral de Guarulhos

O SAMU de São Paulo também foi contemplado. O Gerente Executivo da Fiscalização, Vagner Urias, entregou máscaras às enfermeiras Jaqueline Costa (assessoria técnica), Maísa Ferreira dos Santos (coordenadora geral) e Juliana Cotrik (diretora de enfermagem). 

SAMU de São Paulo

Atendimento aos profissionais de enfermagem

As fiscais do Coren-SP estão realizando as inspeções nas instituições de saúde, com o foco voltado para a disponibilidade de EPIs. Também há fiscais atendendo as dúvidas dos profissionais via chat. Entre os dias 23/3 e 24/4, foram realizados 9.913 atendimentos. Além do chat, que é uma ferramenta complementar às ações presenciais, a fiscalização do Coren-SP tem atuado em outras frentes por meio das ferramentas digitais. Todos os serviços são conduzidos por fiscais prontos a responder questionamentos sobre questões técnicas.

Desde o dia 23/3, quando os atendimentos online começaram, já foram realizados:

9.913 atendimentos pelo chat sobre o Novo Coronavírus.

1.555 atendimentos da Ouvidoria.

878 atendimentos do Fale Conosco.

361 levantamentos situacionais de risco na assistência de enfermagem.