‘Lave as mãos, higienize as mãos’: Hospital São José cria ação para combater infecções hospitalares

Como forma de estimular a redução de infecções hospitalares, a equipe de enfermagem do Hospital São José, da cidade de São José dos Campos, desenvolveu uma campanha direcionada ao público interno para prevenção de possíveis eventos adversos no processo assistencial. De forma criativa, os profissionais fizeram alusão ao personagem Mãozinha, da Família Addams, e à série “Wandinha”, disponível em canal de streaming.

A equipe de enfermagem teve a ideia de utilizar personagens da Família Addams para levar a mensagem da importância da higiene das mãos

O estímulo para a criação do projeto surgiu a partir da análise dos resultados dos treinamentos promovidos pela instituição, como parte do programa Qualitotal, indicador interno de qualidade. “A infecção relacionada à assistência à saúde é um desafio dentro das instituições. Sabemos que a medida mais eficaz, barata e rápida para prevenção é a higiene das mãos. Por isso, é uma iniciativa constante da empresa o monitoramento do indicador de aderência de lavagem das mãos.”, comenta a enfermeira de Práticas Assistenciais e coidealizadora da iniciativa, Mariana Maia.

A profissional conta que, a princípio, a divulgação do material era direcionada apenas à equipe assistencial, mas o engajamento dos enfermeiros, técnicos, fisioterapeutas, médicos, nutricionistas e farmacêuticos fez a campanha expandir a outros setores. Mariana ainda acrescenta o agraciamento recebido pela unidade em razão da ação. “Devido ao sucesso, estendemos as apresentações para os serviços de apoio e administrativo”, comenta.

Equipe assistencial do Hospital São José “paramentada” como a Família Addams

Ainda de acordo com Mariana, os resultados da campanha puderam ser notados com mudança de práticas no hospital e pela constante menção do jingle criado. “Através de ação lúdica, gravamos a importância da lavagem das mãos, os colaboradores nos encontram pelos corredores e cantam a paródia”, finaliza.

Participaram da ação: Andresa Gianotti, enfermeira de SCIRAS e também coidealizadora do projeto; Danyelli Guimarães, Gabriel Victor Pereira, Jessica Evelin de Morais, profissionais de enfermagem do Hospital São José, e Miriadny Sá, fisioterapeuta.

Confira o vídeo:

Saiba mais: