Irmã Odila e Analice Fernandes recebem prêmio Anna Nery, do Cofen

O 22º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF) foi marcado por uma noite de premiações na última quarta-feira (13/11), no tradicional Prêmio Anna Nery. As homenagens foram concedidas a profissionais indicados pelos Corens, que dedicaram a sua trajetória à enfermagem e se destacaram em suas áreas de atuação. As premiadas de São Paulo foram a Irmã Odila, da Santa Casa de Itapira, e a enfermeira e deputada estadual Analice Fernandes.

A presidente do Coren-SP entregou a medalha e placa de reconhecimento às enfermeiras paulistas ao lado do presidente e da vice-presidente do Cofen, Manoel Neri e Nádia Mattos Ramalho. Com 98 anos, a Irmã Odila não pôde viajar até Foz do Iguaçu para receber o prêmio, então ela foi representada pela RT da Santa Casa de Itapira, Helen Reinhart. “Uma honra muito grande representar uma mulher de 98 anos, consciente e dona de uma opinião firme e honesta. Ela sempre lutou pelo melhor da enfermagem e por uma política de valorização e reconhecimento dentro do hospital, sempre enaltecendo a nossa categoria, frisando que a enfermagem entende de gestão hospitalar”, disse Helen.

Presidência do Coren-SP em visita à Irmã Odila

Helen Reinhart recebeu o prêmio das mãos da presidente Renata Pietro

A enfermeira e deputada estadual Analice Fernandes também foi homenageada, pela atuação em prol da enfermagem paulista no campo político. Ela é autora de vários projetos de lei que preveem benefícios para a enfermagem, indicados pelo Coren-SP, como o das 30 horas semanais e das salas de descompressão, sendo que este último tramita nas Comissões da Alesp. “É um prazer imenso receber esse prêmio e ter a oportunidade de lutar por melhorias para a enfermagem. Ao longo de todos os meus mandatos nunca tive um espaço e uma aproximação nesta dimensão com o Coren-SP e agradeço a presidente Renata Pietro por proporcionar esse diálogo”, afirmou.

Manoel Neri, Analice Fernandes e Renata Pietro

Para Renata Pietro, a possibilidade de premiar profissionais paulistas em um evento nacional corrobora com a linha de atuação da atual gestão do Conselho, de valorizar e empoderar a categoria. “A Irmã Odila foi uma das responsáveis pela fundação da Santa Casa de Itapira e até hoje faz questão de oferecer assistência aos pacientes. É um exemplo de força e determinação. A premiação da Analice mostra a importância da categoria ocupar a esfera política, para que suas pautas sejam contempladas e possam transformar o nosso cenário”.

Conselheiros do Coren-SP e a deputada Analice Fernandes