Ingressa Coren-SP apresenta conselho a graduandos da São Camilo, Uninove e Unip

O projeto Ingressa Coren-SP, que apresenta o conselho a formandos em enfermagem e em cursos técnicos da área, esteve recentemente em mais quatro instituições de ensino.

No dia 16/8, segunda-feira, o conselheiro Márcio Bispo, coordenador do projeto, fez uma apresentação a graduandos em enfermagem do Centro Universitário São Camilo, campus Pompeia, na capital. Lá, ele foi recebido pela coordenadora da graduação em enfermagem, Maria Inês Nunes.

O conselheiro Márcio Bispo e a professora Maria Inês

A coordenadora considerou produtiva a ida do Ingressa Coren-SP à universidade: “O programa contribui para consolidar e ampliar o conhecimento do futuro profissional sobre a finalidade e o âmbito de ação do órgão e enfatiza a importância do inscrito em participar e monitorar as atividades do conselho. O programa facilita também o trâmite para a inscrição e obtenção da carteirinha, um plus para o formando!”.

O conselheiro e a professora Maria Inês com os graduandos que receberam suas Carteiras de Identidade Profissional

Durante a atividade, Márcio apresentou o Coren-SP aos graduandos, explicando sua história, objetivos e atuação. O conselheiro também falou sobre a legislação que regulamenta a enfermagem e sobre o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem (Resolução Cofen nº 564/2017).

Um dos principais momentos da visita foi a entrega por Márcio das Carteiras de Identidade Profissional aos alunos concluintes da graduação.

No dia 18/8, quarta-feira, Márcio levou o Ingressa Coren-SP à Uninove, também na capital, onde foi recebido pelas coordenadoras Adriana Paula Jordão Isabella e Wilsa Cabral Rodrigues Oliboni. “O Ingressa Coren-SP aproxima o egresso das formalidades exigidas por nossa profissão, além de trazer maior conscientização ao novo enfermeiro sobre os aspectos éticos e sobre as responsabilidades que envolvem nossa profissão. A aproximação do Coren-SP com a instituição de ensino superior fortalece a classe”, afirmou Adriana.

O conselheiro Márcio e as coordenadoras Adriana e Wilsa

Wilsa também falou sobre o fortalecimento dos laços entre o conselho e as instituições de ensino: “Essa interação com o Coren-SP na fase final do curso demonstra a importância que o conselho tem para a nossa categoria e que os laços junto às instituições de ensino superior são próximos”.

Os graduandos da Uninove também receberam suas Carteiras de Identidade Profissional das mãos do conselheiro
Uninove

A professora Claudia Soares Muniz, que também coordena a graduação em enfermagem na Uninove, não pôde participar da atividade no dia, mas também deu seu parecer positivo sobre o Ingressa Coren-SP: “A parceria entre a graduação e o conselho é de grande valia. Além dessa aproximação, também é uma forma de iniciar o cadastro para o registro de uma forma mais confortável, ainda dentro do campus universitário”, afirmou. O Ingressa Coren-SP fechou essa sequência de atividades nos dias 19/8 (quinta-feira) e 20/8 (sexta-feira) com ações, respectivamente, nos campi Vergueiro e Cidade Universitária da Unip.

Márcio e a professora Jaqueline, na Unip Vergueiro
Os alunos da Unip Vergueiro recebem suas Carteiras de Identidade Profissional
Os alunos do campus Cidade Universitária da Unip também receberam suas Carteiras de Identidade Profissional das mãos do conselheiro

O conselheiro Márcio foi recebido nas instituições pela coordenadora da graduação em enfermagem, professora Jaqueline de Oliveira Santos. Jaqueline considerou a atividade de grande valia para os seus alunos que estão se graduando e prestes a ingressarem no mercado de trabalho: “Acredito que o contato entre os formandos e o conselho é importante para estreitar a relação entre os futuros enfermeiros com a sua entidade de classe, que os representa. Essa iniciativa permite aos enfermeiros mais facilidade no acesso ao seu conselho de classe e maior confiabilidade na instituição”, resumiu.