Hospital Vitória promove ações de prevenção ao suicídio

Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), cerca de 800 mil pessoas morrem de suicídio todos os anos.  Durante o mês do Setembro Amarelo, a diretora do Hospital Vitória, Fabiana Lins, junto com a gerente sênior de enfermagem, Rita Lopes, e demais gestores, desenvolveram um conjunto de ações para prevenção ao suicídio.

Equipe do Hospital Vitória

As ações desenvolvidas na instituição foram: divulgação de canais de apoio para suporte à saúde mental dos colaboradores, distribuição de panfletos para esclarecimento de mitos e verdades sobre o tema, cartazes e frases motivacionais em toda a instituição, lives e massagens rápidas para os profissionais. Além disso, o hospital foi todo decorado e os funcionários receberam um café da manhã com música ao vivo, proporcionando um momento de descontração no trabalho.

Hospital Vitória promove ações no Setembro Amarelo

“Acredito que a ação é assertiva e muito positiva, pois quando acolhemos os colaboradores, demonstramos que estamos abertos a escutá-los e apoiá-los. A área de enfermagem permanece na linha de frente, enfrentando desafios diários por conta da pandemia, é de suma importância o colaborador saber que pode ser ouvido, isso faz toda a diferença. Quando trabalhamos a prevenção, mitigamos riscos e garantimos segurança na linha do cuidado. Além disso, damos a oportunidade de falar que qualquer pessoa pode e deve solicitar ajuda”, ressalta a enfermeira Rita.

Colaboradoras do Hospital Vitória

Na ocasião, estavam presentes os conselheiros Marcos Fernandes e Edna Matias, como parte do programa Conselheiro Participativo do Coren-SP. “Fomos convidados a participar do evento, as ações para prevenção ao suicídio são muito importantes. O Coren-SP também está atuando cada vez mais e intensificando seus esforços, um dos projeto desenvolvidos foi o Cuidando de Quem Cuida, que tem ajudado muitos profissionais da enfermagem através do acolhimento e da promoção de eventos que proporcionam troca de informações e discussões sobre o tema”, disse Marcos Fernandes.

Os conselheiros Marcos e Edna (à direita na foto) com membros da equipe do Hospital Vitória

As ações foram disponibilizadas para todos os funcionários do Hospital Vitória, como uma rede de apoio, para ajudá-los em momentos de crise.