Hospital Policlin realiza campanha pela segurança do paciente

“Desperte o super-herói que há em você, a força está em suas mãos”. Esse foi o tema da campanha de abril pela segurança do paciente do Hospital Policlin, unidade Nove de Julho de São José dos Campos (SP).

O projeto foi idealizado e implementado em 2019, pela equipe do núcleo de segurança da unidade. No hospital Policlin, cada gestor é responsável pelo seu setor e sua equipe. O enfermeiro Nilson Thiago de Carvalho, 33 anos, era encarregado pelo setor de comunicação. “A princípio foi uma ideia que compartilhei com minha equipe, éramos quatro pessoas. Elaboramos juntos o projeto e queríamos que chamasse atenção. Usamos roupas de heróis conhecidos como a Mulher Maravilha, Thor e Power Ranger e passamos nos setores falando de segurança ao paciente relacionada à comunicação efetiva”, disse.

Equipe do núcleo de segurança do Hospital Policlin

Em 2020, por conta da pandemia, a equipe não fez um evento maior, mas passou por todos os setores relembrando a importância do tema. Em 2021, o projeto ganhou uma “cara” nova. Thiago conta que a ação cresceu com a ajuda de todos os setores envolvidos. “Este ano eu estou coordenando o núcleo de segurança e fiquei na meta de medicação segura e hemoterapia. Planejamos uma coisa diferente para os funcionários, para que eles dessem um pouco de risada nesse momento difícil que estamos vivendo”, explica.

Desta vez a ação contou com o apoio de todos os colaboradores. “Colocamos uma urna na entrada do hospital para que os funcionários depositassem ideias de processos de segurança. Participaram as recepcionistas, técnicos e auxiliares de enfermagem, fisioterapeutas, farmacêuticos, entre outros. Além disso, colocamos um cartaz cujo símbolo é representado por duas metades, uma com roupa de herói e a outra parte por um jaleco. Ficou bem chamativo”, relembra.

As equipes fizeram essa campanha durante todo o mês de abril e na última semana passaram para relembrar cada uma das metas. Thiago conta que foram em cada setor de uma forma bem dinâmica e usaram bonecos para representar os pacientes. Os bonecos usavam até pulseira de identificação. Desse modo, a equipe falou de todos os riscos envolvendo o paciente.

“Nós realmente criamos esse projeto para animar o pessoal, colocar cor no hospital e sair daquele ambiente de pandemia. Queríamos tirar um pouco dessa tensão que estamos vivendo. Explicamos os procedimentos conforme a realidade de cada setor. Caracterizamo-nos com máscaras, camisetas dos heróis e até capa. O pessoal ficou bem animado. No final, distribuímos bombons para os profissionais.”

Uma das dificuldades encontradas nessa campanha foi conseguir racionar o tempo de cada apresentação, para que não permanecesse tempo demais nos treinamentos. O limite era de 15 minutos. “Com certeza nós pretendemos dar continuidade nos próximos anos com a “Liga da Segurança”. Senti-me mais que realizado, porque pudemos mostrar que a enfermagem é muito importante, é o elo de todas as categorias profissionais”, salienta Thiago.