Hospital Geral de Carapicuíba recebe palestra de SAE

A Sistematização da Assistência de Enfermagem e a sua importância para o aprimoramento do atendimento foi tema da palestra proferida pela conselheira Consuelo Garcia Corrêa, quarta-feira (6), no Hospital Geral de Carapicuíba.

Consuelo destacou a importância e a aplicabilidade da SAE, lembrando que a sistematização auxilia o profissional a realizar o Processo de Enfermagem (PE) e a avaliar o que se preconiza na teoria e o que é possível aplicar, na prática, dentro da realidade de cada instituição. “A SAE é uma tecnologia de processo. O objetivo é proporcionar aos enfermeiros o desenvolvimento do trabalho, sustentado por modelos de cuidado”, explicou.

A conselheira lembrou qua a SAE visa a qualificação da assistência de Enfermagem e do cuidado

A conselheira fez questão de frisar que o processo deve ser baseado no paciente e não na doença. “É preciso pensar nas pessoas e no quanto aquela alteração patológica está influenciando aquela pessoa, especificamente”, detalhou.

Consuelo Garcia lembrou que o cuidado planejado visa a obtenção de resultados

O Registro de Enfermagem também foi destacado pela conselheira como sendo de extrema importância. “Registrar significa quantificar o que a gente faz. Se não há registros, não há indicadores e não há como mostrar para a direção a necessidade de aumento da equipe, por exemplo”, defendeu. A importância de envolvimento dos técnicos e auxiliares na tomada de decisões também foi destacada pela conselheira até para a participação efetiva no registro de Enfermagem.

A palestrante e os profissionais de Enfermagem do Hospital Geral de Carapicuíba

Os principais artigos da legislação que rege o exercício da Enfermagem foram discutidos por Consuelo. “A gente tem de olhar para a lei não como algo ruim, mas como um instrumento que pode respaldar as nossas ações”, finalizou.