Homenagem à tenente enfermeira Carlota Mello, que atuou na 2ª Guerra

Morreu na última quinta-feira (28/5), aos 105 anos, a Tenente Enfermeira Carlota Mello. Ela morava em Belo Horizonte (MG) e ficou conhecida pelo seu pioneirismo ao integrar a Força Expedicionária Brasileira (FEB) e por sua atuação na área de Clínica Cirúrgica no 45th General Hospital de Nápoles, na Itália, durante a Segunda Guerra Mundial.

Tenente Enfermeira Carlota Mello integrou a Força Expedicionária Brasileira (FEB)

Condecorada com as Medalhas de Guerra, Campanha de Exército e Medalha de Bons Serviços da Cruz Vermelha Brasileira, a Tenente foi uma das 73 enfermeiras que se voluntariaram para servir na guerra, formando assim o Quadro de Enfermeiras da FEB.

A enfermeira recebeu diversas homenagens ao longo da vida por sua bravíssima atuação

De acordo com o Boletim Interno nº 99 do Hospital, disponibilizado pela FEB, o Tenente-Coronel Médico Augusto Sette Ramalho era o responsável pela chefia dos serviços médicos e, ao retornar ao Brasil, deixou registrada a honrosa atuação da enfermeira Carlota.

“A 2ª Enfermeira Carlota Mello foi elemento de grande valia nesta secção. Revelou-se juntos aos seus doentes, mostrando-se sempre cuidadora nos seus deveres, pontual e eficiente. Soube conquistar a estima de seus chefes e de todos que a tiveram como companheira de trabalho, impondo-se estima de todos e também pela sua conduta irrepreensível”.

Em uma entrevista concedida ao jornal Estado de Minas, em 2012, ela ainda compartilhou os momentos vividos na guerra. “Havia muito bombardeio, estávamos expostos dia e noite. Vivíamos num campo minado, tudo era perigoso. Convivia com os norte-americanos o tempo todo, então tínhamos que nos comunicar de qualquer jeito. Usei roupas de frio do Exército deles, pois as nossas não eram adequadas”, disse a Tenente Enfermeira.

XXIV Encontro Nacional dos Veteranos da FEB, realizado em novembro de 2012

O Coren-SP deixa registrados seu reconhecimento e agradecimento pela contribuição de Carlota Mello para a enfermagem.

A enfermeira era considerada uma das heroínas brasileiras e faleceu aos 105 anos

Cuidados no Campo de Batalha

Em 2013, o Coren-SP realizou uma matéria para a Enfermagem Revista sobre enfermeiras brasileiras que foram enviadas à Itália para salvar combatentes durante a Segunda Guerra. Confira a história de outras mulheres enfermeiras e sobreviventes.

 

Com informações do Portal da Força Expedicionária Brasileira e Jornal Estado de Minas