Grupo de trabalho de urgência, emergência e APH é reestruturado

O Grupo de Trabalho (GT) de Enfermagem em Urgência, Emergência e Atendimento Pré-hospitalar do Coren-SP (GT-UEAPH) foi reativado no dia 13/8. Vinculado às Câmaras Técnicas da autarquia, o grupo tem por objetivo a discussão de questões pertinentes a essa área do exercício profissional, a fim de propor novas ideias e melhorias que possam afetar diretamente a rotina dos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem dos serviços de atendimento pré-hospitalar.

O coordenador do GT, enfermeiro Felipe Silva Teixeira, detalha os objetivos : “O GT visa apoiar as práticas exercidas pela enfermagem no âmbito do atendimento às urgências e emergências no estado de São Paulo. Este apoio ocorrerá em forma de seminário, rodas de conversas com os serviços do estado de São Paulo e orientação profissional de acordo com a Lei do Exercício Profissional”.

Atualmente, o GT é formado pelos seguintes profissionais de enfermagem: Felipe Silva Teixeira (coordenador), Abner David Gianeri, Anderson Roberto Santos, Fabio Jordão de Farias, Fernanda Oliveira Ferreira, Luiz Humberto Vieira Piacezzi e Renato Fábio Espadaro.

“Por enquanto as atividades e encontros do GT estão ocorrendo de forma virtual com a presença dos membros para pactuação da agenda de trabalhos, atividades do GT, como também planejamento para organização de um seminário de enfermagem em urgência e emergência online”, esclareceu Felipe.

Atualmente as principais questões da área de urgência, emergência e atendimento pré-hospitalar que serão abordadas pelo GT são: atuação profissional nas linhas de cuidado do Ministério da Saúde e na Rede de Atenção às Urgências e Emergências; a atuação de enfermagem no âmbito pré e intra-hospitalar desde a central de regulação até a alta do paciente na atenção hospitalar; práticas avançadas no Atendimento Pré-Hospitalar; indicadores de qualidade na diminuição da superlotação dos serviços de urgência; gerenciamento do leito.

O coordenador do grupo também adiantou uma notícia que deve ser bastante positiva para todos os profissionais interessados nessa área: “No início de dezembro vamos estruturar um grande seminário com temas importantes nessa área, a fim de contribuir com a evolução profissional da enfermagem no âmbito da urgência e emergência”.