Grande passeata contra a suspensão do piso da enfermagem para o trânsito na Avenida Paulista

Quem passou pela Avenida Paulista, na capital, na manhã desta sexta-feira (9), testemunhou uma grande mobilização da enfermagem exigindo a revogação da decisão do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, que suspendeu por 60 dias a lei do piso salarial da categoria (Lei nº 14.434/2022).

Conselheiros, líderes sindicais e profissionais de enfermagem na concentração em frente à sede do Coren-SP

No último domingo (4), o ministro suspendeu, de forma monocrática, a Lei 14.434/2022, que garantia o pagamento do piso salarial aos profissionais de enfermagem de todo o país. Em decorrência da suspensão da lei, os profissionais de enfermagem e aliados a causas trabalhistas se reuniram nesta sexta-feira (9) para reivindicar a suspensão da decisão do ministro do STF.

Conselheiros do Coren-SP e Sindsaude-sp (Sindicato dos Servidores Públicos do estado de São Paulo) representados pelos trabalhadores do Iamspe. a profissionais de enfermagem na concentração do ato do dia 9/9

Em resposta à suspensão do piso por Barroso, o Fórum Estadual da Enfermagem, formado por entidades representativas da categoria, idealizou o grande ato realizado nesta sexta-feira. O Coren-SP faz parte do Fórum, assim como diversas outras entidades e sindicatos que também participaram da manifestação, como a Associação Brasileira de Enfermagem – Seção São Paulo (ABEn-SP); o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de São Paulo (SinSaúdeSP); o Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo (SEESP); o Centro Acadêmico XXXI de Outubro da Escola de Enfermagem da USP; a Federação Estadual dos Trabalhadores da Saúde; o Sinsaúde Campinas e Região; o Sindicato dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem de Ribeirão Preto e outros.

Elaine Leoni e Solange Caetano, do SEESP

O ato teve concentração em frente à sede do Coren-SP e, às 11h, partiu em direção ao vão livre do MASP. Além das organizações, uma grande quantidade de profissionais – enfermeiros, obstetrizes, técnicos e auxiliares de enfermagem – participou da manifestação. Cerca de 500 participantes, segundo estimativa da Polícia Militar.

O presidente do Coren-SP, James Francisco dos Santos e um grupo de conselheiros aguardam o início do ato

O presidente do Coren-SP, James Francisco dos Santos, explicou o tom da manifestação: “É importante mostrarmos à sociedade, aos deputados, senadores e principalmente aos ministros do STF o poder que a enfermagem tem quando trabalha unida. Esta é uma manifestação dos profissionais em prol do piso salarial. O voto do ministro Barroso, contrário ao nosso piso já foi colocado, mas acreditamos que a maioria do Supremo Tribunal Federal irá derrubar essa medida cautelar, fazendo com que nosso piso volte a vigorar”, afirmou.

O conselheiro Luciano Santos, coordenador da CRI, representou o Coren-SP na comissão organizadora junto ao Fórum Estadual da Enfermagem

O conselheiro Luciano Santos, coordenador da Comissão de Relações Institucionais do Coren-SP e representante do conselho na comissão organizadora do ato, afirmou que “o grande objetivo da enfermagem agora é a derrubada da suspensão da lei promovida pelo ministro Barroso. A votação dessa questão no STF começa nesta sexta e irá até o dia 16 e, até lá, pretendemos mobilizar toda a sociedade, a classe política e o STF para efetivar de fato a lei do piso salarial que é um direito que conquistamos após anos e anos de luta”.

Coren-SP participou da organização do ato contra a suspensão do piso salarial da enfermagem

A presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo, Elaine Leoni, destacou a importância da manifestação popular em uma situação como esta pela qual passa o piso da enfermagem: “Infelizmente são duas decisões do Barroso, a primeira liminar e a votação hoje de madrugada mantendo a liminar. Está na hora da enfermagem mostrar que faz a diferença, somos uma das profissões na linha de frente da pandemia e sempre estamos à frente de tudo na saúde. Está na hora de mudarmos o jogo e mostrarmos para que estamos aqui”.

O conselheiro Sérgio Cleto participa da passeata

Palavras de ordem

Enquanto percorriam o caminho entre a sede do Coren-SP e o vão livre do MASP, os manifestantes gritavam palavras de ordem como “o piso é de direito, queremos seu respeito”, “respeite a enfermagem”, “a enfermagem unida, jamais será vencida” e “se não liberar, a enfermagem vai parar”.

O presidente do Coren-SP e o primeiro-tesoureiro da autarquia, Gésus Andrade

Uma vez no vão livre, os manifestantes ocuparam uma faixa da Avenida Paulista, chamando a atenção de transeuntes e motoristas que passavam pelo local. Muitos deles acenaram em reconhecimento e apoio ao piso salarial para a categoria.  

Conselheiros do Coren-SP, Fernando Henrique e Gésus Andrade integraram o ato

A luta para o reconhecimento da enfermagem como trabalho essencial para a sociedade não é de hoje. Há quase 20 anos a importância da regulamentação dos salários desses profissionais é discutida. Atualmente existem aproximadamente dois milhões e 600 mil profissionais de enfermagem no Brasil que seriam beneficiados com a Lei Federal nº 14.434/2022, que garante o piso salarial.

O presidente do Coren-SP discursou no vão livre do MASP, exigindo a derrubada da suspensão cautelar assinada pelo ministro Barroso

Jefferson Caproni, presidente do SinSaúdeSP

Manifestações no interior

As cidades de Marília, Ribeirão Preto e Batatais também tiveram atos pela derrubada da suspensão do piso, organizados pelo Fórum Estadual da Enfermagem.

Concentração foi feita na subseção de Marília do Coren-SP

Depois, os manifestantes saíram pelas ruas de Marília

Em Marília, os manifestantes também se concentraram na subseção do conselho, antes de partirem pelas ruas da cidade exigindo a aplicação imediata da Lei 14.434/2022 e a derrubada da decisão cautelar do ministro Barroso.

Manifestação em São José dos Campos

No sábado, dia 10/9, o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviço de Saúde de São José dos Campos e Região, presidido por Antônio Carlos Alves de Abreu, também organizou uma manifestação no município pelo piso salarial. A conselheira Vanessa Scarcella participou do ato.

A conselheira Vanessa Scarcella com outros participantes do ato

Ato em São José dos Campos



Galeria de imagens