Fiscalização inspeciona instituições de saúde nas regiões de Presidente Prudente, São José dos Campos, Botucatu e Grande São Paulo

“Acho muito importante a fiscalização em época da pandemia porque é uma segurança maior para os profissionais. Isso demonstra que o Coren-SP está se importando com os funcionários, quando vê se está tendo educação continuada, paramentação, plano de contingência à Covid-19. Fiquei muito feliz”. O depoimento da enfermeira Maria Lanuce, que acompanhou uma ação da fiscalização do Coren-SP no Hospital Regional de Teodoro Sampaio, traduz a atuação do Conselho nesta pandemia, em prol da segurança da enfermagem. A inspeção foi realizada no dia 29/6, pela fiscal Ana Cristina Andrade, que verificou todo o fluxo de assistência ao paciente com Covid-19, da triagem à alta.

As fiscalizações segues nas instituições de saúde de todo o estado de São Paulo, com foco na assistência à Covid-19, para avaliar os Planos de Contingências das Instituições e a disponibilidade de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) para a equipe de enfermagem.

Caso sejam constatadas irregularidades e condições que coloquem em risco a segurança da assistência e também dos trabalhadores, o Coren-SP procede com a notificação e, quando necessário, formaliza denúncia no Ministério Público do Trabalho.

Hospital Regional de Teodoro Sampaio

No mesmo dia, a fiscal Regina Rabelo, que também trabalha na subseção de Presidente Prudente, inspecionou o PAS João Antônio do Nascimento, em Teodoro Sampaio.

PAS João Antonio do Nascimento, Teodoro Sampaio

Em São José dos Campos, a fiscalização foi na UBS Campo dos Alemães. A fiscal Vanda Cruz percorreu todos os setores da unidade, averiguando procedimentos assistenciais de enfermagem em relação ao casos de Covid-19. Ela também verificou a utilização de EPIs pelos profissionais, a fim de garantir a segurança da assistência.

UBS Campo dos Alemães, São José dos Campos

Alda Souza, enfermeira responsável técnica (RT) pela unidade, disse sentir-se valorizada com a atuação da fiscalização do conselho durante a atual pandemia: “Através da fiscalização Coren-SP valorizamos a enfermagem , principalmente a linha de frente, mesmo na Atenção Primária à Saúde. Otimizando nossos serviços, fazendo-se cumprir os protocolos junto às secretarias de saúde, tratando os profissionais com respeito e dignidade e oferecendo suporte físico e psicológico, para podermos realizar nosso trabalho digno de salvar vidas”, afirmou a profissional.

No dia 29/6, os fiscais do Coren-SP de unidades de todas as regiões do estado de São Paulo fizeram inspeções em outras unidades.

Também foram inspecionados, na capital: Hospital Municipal de Campanha do Pacaembu, Hospital Municipal de Parelheiros, Beneficência Portuguesa, Hospital Santa Cecília, Hospital e Maternidade São Miguel, Hospital São Camilo Pompéia, Hospital Adventista de São Paulo, Hospital e Maternidade Santa Maria, Hospital São Bernardo, Hospital Geral de Pedreira, Hospital e Maternidade Salvalus e Hospital do Rim e Hipertensão, Hospital Municipal de Parelheiros, Hospital Municipal Dr. Fernando Mauro Pires da Rocha, Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da USP.

São Bernardo do Campo:  UPA Demarchi, UPA Silvina, Notre Dame Intermédica Saúde, Green Line Sistema de Saúde.

Ibiúna: Hospital Municipal de Ibiúna.

Taboão da Serra: UPA Dr. Akira Tada.

Nesta quarta-feira (1/7),  foi feita mais uma rodada de inspeções.A UBS Bruno Novaes, na cidade de Bofete, foi uma das unidades que receberam a fiscalização do Coren-SP, que foi feita pela chefe-técnica da subseção de Botucatu, Mariana Belver.

UBS Bruno Novaes, Bofete

Já na região de Presidente Prudente, as fiscalizações no dia 1/7 foram feitas na cidade de Guararapes: na Casa de Saúde Municipal e UBS Antônio Simões, pela fiscal Ana Cristina Andrade; e na  UBS IV, pela fiscal Regina Rabelo.

Casa de Saúde Municipal de Guararapes

UBS Antônio Simões

UBS IV de Guararapes

Atendimento aos profissionais de enfermagem

Os fiscais do Coren-SP estão realizando as inspeções nas instituições de saúde, com o foco voltado para a disponibilidade de EPIs. Também há fiscais atendendo as dúvidas dos profissionais via chat. Entre os dias 24/3 e 29/6, foram realizados mais de 20 mil atendimentos.
Além do chat, que é uma ferramenta complementar às ações presenciais, a fiscalização do Coren-SP tem atuado em outras frentes por meio das ferramentas digitais. Todos os serviços são conduzidos por fiscais prontos a responder questionamentos sobre questões técnicas.

Confira as ações em números:

20.114 atendimentos pelo chat sobre o Novo Coronavírus.
3.991 inspeções.
1.996 atendimentos da Ouvidoria.
2.206 atendimentos do Fale Conosco.