Fiscalização inspeciona assistência à Covid-19 em Guaratinguetá, Álvares Machado e Jahu

A fiscalização do Coren-SP segue inspecionando unidades de saúde de todo o estado de São Paulo durante a pandemia causada pelo Novo Coronavírus.  O objetivo das ações é avaliar os fluxos de atendimento à Covid-19 que os hospitais estão adotando, de forma a assegurar a qualidade da assistência de enfermagem e a segurança dos profissionais Além disso, a fiscalização está atenta à disponibilidade e utilização de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) pelos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem. 

Ao detectar irregularidades e condições que coloquem em risco a segurança da assistência e também dos trabalhadores, o Coren-SP prossegue com a notificação e, se for o caso, formalização de denúncia junto ao Ministério Público do Trabalho. 

Além da Grande São Paulo, o interior também recebeu fiscalizações no dia 22/5. A chefe técnica da subseção de São José dos Campos, Roberta Alcântara, e a fiscal Regina Sperandeo fiscalizaram a assistência o Hospital Frei Galvão, em Guaratinguetá.

Hospital Frei Galvão, em Guaratinguetá

Já na região de Presidente Prudente, a fiscal Ana Cristina Santos Paiva inspecionou a Santa Casa de Álvares Machado. Também em Álvares Machado, a fiscal Regina Rabelo esteve na Unidade Primavera, também para verificar o plano de contingência à Covid-19, bem como a adequação dos EPIs utilizados pelos profissionais de enfermagem.

Santa Casa de Álvares Machado

Unidade Primavera, em Álvares Machado

Em Jahu, a chefe técnica da subseção de Botucatu, Mariana Augusto, e a fiscal Bianca Albino inspecionaram o Hospital Amaral Carvalho.

Além de fazer as fiscalizações, as representantes do Coren-SP distribuíram máscaras em algumas das unidades. Saiba mais aqui.

Hospital Amaral Carvalho, em Jahu

Atendimento aos profissionais de enfermagem

As fiscais do Coren-SP estão realizando as inspeções nas instituições de saúde, com o foco voltado para a disponibilidade de EPIs. Também há fiscais atendendo as dúvidas dos profissionais via chat. Entre os dias 24/3 e 18/5, foram realizados mais de 16 mil atendimentos. Além do chat, que é uma ferramenta complementar às ações presenciais, a fiscalização do Coren-SP tem atuado em outras frentes por meio das ferramentas digitais. Todos os serviços são conduzidos por fiscais prontos a responder questionamentos sobre questões técnicas.

Confira as ações em números: 

16.130 atendimentos pelo chat sobre o Novo Coronavírus.

1.115 inspeções.

1.800 atendimentos da Ouvidoria.

1.408 atendimentos do Fale Conosco.

568 levantamentos situacionais de risco na assistência de enfermagem.