Fiscalização inspeciona hospitais e Atenção Primária em Guarulhos, Jahu e Pindamonhangaba

A fiscalização do Coren-SP tem atuado de maneira intensa durante a atual pandemia, de forma a assegurar a segurança da assistência de enfermagem em todo o estado de São Paulo. Além das inspeções de rotina, o conselho agora atua com o NAAF – Núcleo de Atividade de Acompanhamento de Fiscalização. Trata-se de um projeto no qual os conselheiros acompanham os fiscais durante as fiscalizações.

No dia 7/10 (quinta-feira), uma dessas fiscalizações foi feita no Hospital Notre Dame Intermédica de Guarulhos, pela fiscal Tatiane Berteli acompanhada do conselheiro Fernando Henrique Vieira Santos. Eles foram recebidos pela gerente de enfermagem, Camila Bergamim e pelo enfermeiro Rubens Cardoso de Oliveira Moura.

Hospital Notre Dame Intermédica de Guarulhos

O conselheiro Fernando aproveitou a inspeção para dialogar com os profissionais da equipe de enfermagem do hospital, colocando-se à disposição para o esclarecimento de dúvidas relativas à atuação do Coren-SP e à ética e legislação profissional de enfermagem. A equipe do Conselho percorreu todas as alas da unidade, verificando questões como a documentação do local, o dimensionamento da equipe de enfermagem, o plano de contenção à pandemia adotado e a disponibilidade e correta utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) pelos profissionais.

Hospital Notre Dame Intermédica de Guarulhos

Já no dia 14/10 (quinta-feira), a fiscal Regina Sperandeo e o conselheiro Edson José da Luz inspecionaram a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas Araretama, no município de Pindamonhangaba.

UPA Araretama

No dia 19/10, a fiscalização foi ao Hospital Amaral Carvalho, em Jahu. Lá, o conselheiro Fernando Henrique Vieira Santos foi recebido pela enfermeira Responsável Técnica (RT) Dárcia Lima. Ao lado da fiscal do Coren-SP, eles também percorreram todas as alas de unidade e colocaram-se à disposição dos profissionais de enfermagem da instituição, distribuindo exemplares da Enfermagem Revista e do Código de Ética.

Hospital Amaral Carvalho, Jahu