“A fiscalização acontece sem que saibamos com antecedência”, diz enfermeira de UBS de Lins

Diariamente a fiscalização do Coren-SP realiza inspeções em unidades de saúde em todas as regiões do estado de São Paulo. No dia 30 de setembro deste ano, a autarquia superou a meta de realizar ações em 100% dos hospitais dia e hospitais psiquiátricos cadastrados no sistema em todo o estado, trabalho desempenhado entre 2 de janeiro de 2018 e 30 de setembro de 2019. Os principais objetivos dessa atuação são uma assistência segura para a população, condições de trabalho adequadas para os profissionais e combate à sobrecarga de trabalho.

A fiscalização também foi intensificada na atenção primária. No dia 14 de novembro, a fiscal Mirela Passador inspecionou a UBS Caic, na cidade de Lins.

A fiscal Mirela com Margarete e profissionais de enfermagem da UBS Caic, em Lins

Como ocorre em todas as inspeções, as equipes são surpreendidas com a chegada dos fiscais, mas, com diálogo, a ação se torna um instrumento de esclarecimento e, também, suporte à atuação profissional da enfermagem. Em Lins não foi diferente. “A visita da Mirela foi muito importante porque esclareceu muitas dúvidas. Foi orientadora, educativa e trouxe união para a equipe. A fiscal do Coren-SP chamou todos os enfermeiros, conversou com a equipe e também com a população”, comemorou Margarete da Costa Arrones.

Essa não foi a primeira vez que a UBS foi fiscalizada pelo conselho. “É recorrente a ação da fiscalização nas unidades de Lins, inclusive na minha unidade, sem que saibamos com antecedência”, disse.

Além de fiscalizar as condições nas quais a enfermagem é exercida em determinada unidade de saúde, as inspeções do Coren-SP servem para auxiliar os gestores na constante melhoria dos serviços oferecidos à população. “A fiscal me explicou o porque, o como das coisas, o que tinha que ser melhorado, ela deu prazo, nos ensinou a importância de conversarmos entre nós da equipe de enfermagem”, finalizou Margarete.

A gerente de fiscalização do Coren-SP, Lanny Hino, explica que essas ações resultam em benefícios para as três partes envolvidas na assistência de enfermagem: “A fiscalização vem trabalhando incansavelmente, intensificando suas ações para buscar melhorias e maior segurança tanto para os profissionais de enfermagem quanto para as instituições de saúde e a população assistida. As inspeções são realizadas sem qualquer tipo de aviso prévio nas instituições, seguindo todos os ritos estabelecidos pelo Cofen”.

Gerente de Fiscalização do Coren-SP, Lanny Hino

Fiscalização intensifica ações

A gestão 2018-2020 está intensificando as ações de fiscalização, visando a segurança da assistência prestada à população e também dos profissionais de enfermagem. Entre 2017 e 2019, a quantidade de inspeções nas instituições de saúde saltou de 2.228 para 6.059. Neste ano, o setor bateu sua meta e concluiu a inspeção de 100% dos hospitais, hospitais dia e hospitais psiquiátricos cadastrados no sistema do Coren-SP.

A Gerência de Fiscalização também tem desenvolvido novas estratégias para que as instituições cumpram o dimensionamento adequado de profissionais. Por meio da Central de Conciliação, o Conselho firma Termos de Autocomposição que determinam que as instituições sanem as irregularidades constatadas pelos fiscais. Em 2019, 185 novos profissionais foram contratados em decorrência desse trabalho, traduzindo-se em um resultado positivo.

A presidente do Coren-SP, Profª. Drª. Renata Pietro, destaca o importante papel da fiscalização do Conselho. “A fiscalização desempenha um papel muito sério e comprometido com as diretrizes e normas preconizadas pelo Cofen e, também com a segurança dos profissionais e da sociedade. Dessa forma, prezamos pelo cumprimento dos preceitos éticos e legais da nossa profissão”. diz.

Presidente do Coren-SP, Renata Pietro, e o vice Cláudio Silveira em diálogo constante com os profissionais em prol de uma assistência de qualidade

Mais informações sobre a fiscalização

O Coren-SP mantém uma página em seu portal com informações sobre a fiscalização, incluindo orientações gerais, informações sobre responsabilidade técnica e sobre como fazer denúncias. Clique aqui para acessar.

Além disso, pelo Fale Conosco em nosso site, a população e os profissionais podem esclarecer outras dúvidas sobre a fiscalização e sobre os outros serviços prestados pelo Coren-SP.