Fiscalização do Coren-SP leva mais segurança à assistência de enfermagem durante a pandemia

As inspeções que a fiscalização do Coren-SP tem realizado, com foco nos planos de contingência à Covid-19 e na disponibilidade e correta utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) pelas equipes de enfermagem, estão proporcionando mais segurança aos enfermeiros, obstetrizes, técnicos e auxiliares de enfermagem durante a pandemia. “Acho de extrema importância os fiscais estarem presentes nesse momento, para saberem a realidade de cada estabelecimento. Graças a Deus, no momento, em nossa unidade de saúde não estamos tendo problemas”, disse a enfermeira Fernanda Godoy, Responsável Técnica (RT) pela ESF Fepasa, em Regente Feijó.

A fiscalização nesta instituição foi realizada no dia 10/7, pela fiscal Ana Cristina Andrade, da subseção de Presidente Prudente.

ESF Fepasa, Regente Feijó

No mesmo dia, as fiscais da subseção de Presidente Prudente realizaram mais três inspeções em unidades de Regente Feijó. A fiscal Regina Rabelo vistoriou o ESF III Portal do Sol.

ESF III Portal do Sol, Regente Feijó

Depois, ela inspecionou o PSF Santa Rita, com a atenção sempre voltada ao plano de contingência à Covid-19 e à segurança dos profissionais e dos pacientes durante a assistência prestada.

PSF Santa Rita, Regente Feijó

A fiscal Ana Cristina fechou as inspeções em Regente Feijó na ESF Tropical.

ESF Tropical, Regente Feijó

Na quinta-feira, dia 9/7, também houve ações de fiscalização, na região de Itapetininga. A chefe-técnica da subseção, Gláucia Almeida, vistoriou a UBS Central de Tatuí, conversando com profissionais de enfermagem da instituição acerca da disponibilidade e utilização de EPIs.

UBS Central de Tatuí

Em Flórida Paulista, a fiscal Regina Rabelo vistoriou o fluxo de atendimento aos pacientes de Covid-19 no Centro de Saúde II Dr. Antônio Giancusi.

Centro de Saúde II Dr. Antônio Giancusi, Flórida Paulista

Mais fiscalizações 

Na mesma semana, foram realizadas também fiscalizações na seguintes instituições de saúde:

São José dos Campos: UBS Bom Sucesso, UBS Buquirinha, UBS Telespark, UBS Altos de Santana, Hospital Municipal Dr. Carvalho Florence, UBS Jd. das Indústrias, UBS Jd. Paulista, UBS Vila Tesouro, UBS Santana, UBS Alto da Ponte, UBS Nova Detroit, UBS Vista Verde, UBS Americano, UBS Novo Horizonte.

Guaratinguetá: ESF Jardim Esperança, ESF Jardim do Vale. 

Queluz: SAMU Queluz, Hospital Municipal de Queluz.  

Jambeiro: Centro de Saúde Jambeiro. 

Potim: PSF Potim equipe A, UBS Potim. 

Pindamonhangaba: UBS Araretama, USF Arco Íris.

Lavrinhas: PSF Lavrinhas.

Atendimento aos profissionais de enfermagem

Os fiscais do Coren-SP estão realizando as inspeções nas instituições de saúde, com o foco voltado para a disponibilidade de EPIs. Também há fiscais atendendo as dúvidas dos profissionais via chat. Entre os dias 24/3 e 29/6, foram realizados mais de 20 mil atendimentos.

Além do chat, que é uma ferramenta complementar às ações presenciais, a fiscalização do Coren-SP tem atuado em outras frentes por meio das ferramentas digitais. Todos os serviços são conduzidos por fiscais prontos a responder questionamentos sobre questões técnicas.

Confira as ações em números:

20.114 atendimentos pelo chat sobre o Novo Coronavírus.

3.991 inspeções.

1.996 atendimentos da Ouvidoria.

2.206 atendimentos do Fale Conosco.