Fiscalização do Coren-SP inspeciona instituições com foco em EPIs

O trabalho de fiscalização do Coren-SP segue a todo vapor. Além da entrega de máscaras disponibilizadas pelo Cofen, os fiscais da autarquia seguem inspecionando o fluxo da assistência de enfermagem, disponibilidade de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e o plano de contingência adotado pelas instituições de saúde por todo o estado.

Na última sexta-feira (8/5) as fiscais Gláucia Nascimento e Silvia Miyazaki estiveram no Hospital Emílio Ribas para averiguar as condutas adotadas pela instituição e pela equipe de enfermagem para o enfrentamento da pandemia.

“O hospital é referência para casos de Covid-19 e por isso criou fluxos para o atendimento de pacientes com suspeita de infecção. Verificamos se havia EPIs suficientes para o uso dos profissionais e eles ainda informaram que foram treinados para paramentação e desparamentação”, diz Gláucia.

A fiscal Tatiane Berteli esteve no Hospital Bom Clima, em Guarulhos. De acordo com a ela, além de adaptarem, de forma correta, os fluxos para atendimento dos pacientes com suspeita ou infectados, os profissionais não estão com falta de EPIs.

Outra inspeção ocorreu no Hospital de Parelheiros e foi realizada pelas fiscais Carolina Ferri e Ana Sílvia Dusilek. Segundo Ana Sílvia, o hospital é referência no tratamento de alta complexidade para pacientes com Covid-19.  “Nós fomos recebidas pela responsável técnica Toshie Tubone Martinelli que nos mostrou como a instituição está seguindo as recomendações dos órgãos de saúde”, explica Ana.

Inspeção no Hospital Parelheiros

Já as fiscais Ana Cristina Andrade e Regina Furtado fizeram uma inspeção na Santa Casa de Presidente Venceslau.

Inspeção na Santa Casa de Presidente Venceslau

Na última segunda-feira (11/5), as ficais Ana Cristina Andrade e Regina Furtado estiveram na Unidade Ambulatorial João Jorge Estevan de Quatá e no Hospital e Maternidade de Rancharia, para verificarem a disponibilidade de EPIs.

Inspeção na Unidade Ambulatorial João Jorge Estevan de Quatá

Inspeção no Hospital e Maternidade de Rancharia

O fiscal Carlos Costa e a chefe técnica da subseção de São José dos Campos, Roberta Zloccowick, também realizaram uma inspeção para verificação do fluxo de assistência e disponibilidade de EPIs na Unidade de Pronto Atendimento de Taubaté.

Inspeção Unidade de Pronto Atendimento de Taubaté

Atendimento aos profissionais de enfermagem

As fiscais do Coren-SP estão realizando as inspeções nas instituições de saúde, com o foco voltado para a disponibilidade de EPIs. Também há fiscais atendendo as dúvidas dos profissionais via chat. Entre os dias 24/3 e 5/4, foram realizados 12.664 atendimentos. Além do chat, que é uma ferramenta complementar às ações presenciais, a fiscalização do Coren-SP tem atuado em outras frentes por meio das ferramentas digitais. Todos os serviços são conduzidos por fiscais prontos a responder questionamentos sobre questões técnicas.

Desde o dia 23/3, quando os atendimentos online começaram, já foram realizados:

12.664 atendimentos pelo chat sobre o Novo Coronavírus.

1.726 atendimentos da Ouvidoria.

922 atendimentos do Fale Conosco.

568 levantamentos situacionais de risco na assistência de enfermagem.