Fiscalização: Coren-SP inspeciona assistência à Covid-19 em unidades de Presidente Prudente

Com mais de 3 mil inspeções realizadas em todo o Estado desde o início da pandemia, o Coren-SP tem focado suas ações em unidades de saúde que atendem pacientes de Covid-19, em prol da segurança e apoio aos profissionais que estão na linha de frente da assistência.

As fiscalizações buscam avaliar o fluxo de atendimento aos pacientes com Covid-19, assim como a disponibilidade e a correta utilização dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) pela equipe de enfermagem.

Caso sejam constatadas irregularidades e condições que coloquem em risco a segurança da assistência e também dos trabalhadores, o Coren-SP procede com a notificação e, quando necessário, formaliza denúncia no Ministério Público do Trabalho.

Na última segunda-feira, dia 22/6, mais duas unidades de saúde de Presidente Prudente receberam inspeções do Coren-SP.

A fiscal Regina Rabelo vistoriou o Grupo de Resgate e Atenção às Urgências (GRAU) de Presidente Prudente. Ela analisou detalhamente o fluxo de atendimento do serviço a pacientes com Covid-19. Regina também procurou verificar como os profissionais de enfermagem do GRAU de Presidente Prudente estão utilizando os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) durante a pandemia.

GRAU de Presidente Prudente

O enfermeiro William Barbosa, Responsável Técnico (RT), considerou a fiscalização fundamental para a garantia da qualidade e da segurança da assistência prestada pelo serviço. “Eu acho que são de suma importância essas fiscalizações, demonstrando a real preocupação do Coren-SP com a enfermagem. Nós somos a engrenagem principal da saúde nessa pandemia. O empenho do Coren-SP em fiscalizar se as instituições estão oferecendo EPIs e treinamento é vital para a segurança de todos, tanto para os profissionais, como para os usuários que necessitam da prestação dos nossos serviços”, afirmou. 

A outra unidade de saúde em Presidente Prudente que foi fiscalizada foi o Oeste Saúde Centro Médico de Especialidades. A instituição foi vistoriada pela fiscal Ana Cristina Andrade, que verificou o plano de contignência à Covid-19 e a disponibilidade e uso de EPIs adequados.

Oeste Saúde Centro Médico de Especialidades, Presidente Prudente

Atendimento aos profissionais de enfermagem

Os fiscais do Coren-SP estão realizando as inspeções nas instituições de saúde, com o foco voltado para a disponibilidade de EPIs. Também há fiscais atendendo as dúvidas dos profissionais via chat. Entre os dias 24/3 e 19/6, foram realizados mais de 19.713 atendimentos.

Além do chat, que é uma ferramenta complementar às ações presenciais, a fiscalização do Coren-SP tem atuado em outras frentes por meio das ferramentas digitais. Todos os serviços são conduzidos por fiscais prontos a responder questionamentos sobre questões técnicas.

Confira as ações em números: 

19.713 atendimentos pelo chat sobre o Novo Coronavírus.

3.217 inspeções.

1.968 atendimentos da Ouvidoria.

2.032 atendimentos do Fale Conosco.