Famema recebe palestra sobre ética e legislação

O primeiro-secretário do Coren-SP, Marcus Vinicius de Lima Oliveira, ministrou, segunda-feira (15), aula sobre “Ética e Legislação em Enfermagem” para alunos do segundo ano do curso de graduação em Enfermagem da Faculdade de Medicina de Marília (Famema). Na oportunidade, foram apresentadas aos alunos as principais legislações que regem o exercício profissional da Enfermagem, como a Lei Federal 7.498/1986 e o Decreto 94.406/1987. 

Oliveira destacou, ainda, a Resolução Cofen 311/2007 que trata do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem. A discussão abordou a importância de postura ética por parte dos profissionais de Enfermagem nas diversas situações do cotidiano, como no relacionamento interpessoal, em relação às competências técnico-científicas, na atualização e aprimoramento, no registro das ações de Enfermagem, além do respeito aos usuários e clientes. 

O primeiro-secretário do Coren-SP, Marcus Vinicius Oliveira (esq.) e o conselheiro Antônio Siqueira Júnior (centro) com os alunos de Enfermagem da Famema

O conselheiro apresentou estudo de casos concretos destacando a prevenção às infrações éticas por imperícia, imprudência e negligência. Abordou, ainda, a Resolução Cofen 370/2010 que é o Código de Processo Ético-Disciplinar dos Conselhos de Enfermagem e suas implicações para os profissionais de Enfermagem.

As principais legislações para o exercício da Enfermagem estão reunidas num livreto e podem ser conferidas clicando AQUI.