Evento na FEHOESP discute morte digna e testamento vital

O Coren-SP participou do evento “Direito à Morte Digna”, realizado nesta terça-feira (15/8), na Federação dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo (FEHOESP), na capital.

A conselheira Maria Cristina Massarollo, especialista em ética e bioética, participou da atividade, ao lado da enfermeira Luiza Dal Ben, coordenadora do Grupo de Trabalho (GT) de Enfermagem em Atenção Domiciliar do Coren-SP.

Dentre os temas debatidos, o testamento vital e as diretivas antecipadas de vontade tiveram destaque.

Pesquisa

A FEHOESP disponibilizará, em breve, em seu portal, uma pesquisa que objetiva formar uma massa crítica para construir um projeto de lei sobre a morte digna.

Durante o evento os participantes puderam responder as perguntas que serão feitas no questionário e apontar um panorama preliminar de opiniões sobre testamento vital e diretivas antecipadas do paciente.

Entre os resultados, 53,7% dos entrevistados disseram ser necessária uma lei que aborde claramente a morte digna; 45% acredita que o documento não precisaria de procuradores e/ou testemunhas caso fosse obrigatório um registro em cartório e 82% votou a favor da prevalência da vontade do paciente acima de qualquer vontade médica.