Evento em Santos discute Parto Adequado

O Grupo de Trabalho (GT) sobre Saúde da Mulher do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo participou de evento sobre Parto Adequado realizado na seção de Santos da Associação Paulista de Medicina.


A presidente do Coren-SP e membros do GT de Saúde da Mulher que compareceram ao evento em Santos

O evento, realizado na tarde desta segunda-feira (30), contou com a participação de diversos especialistas em saúde da mulher, entre eles as enfermeiras Milene Mori Luz, Rosemeire Sartori de Albuquerque e Priscila Pereira das Neves, membros do GT de Saúde da Mulher do Coren-SP.


Rosemeire Sartori, membro do GT de Saúde da Mulher do Coren-SP, foi uma das palestrantes

A presidente do Coren-SP, Fabíola de Campos Braga Mattozinho, também foi uma das convidadas que prestigiaram as discussões sobre Parto Adequado.

Dentre os profissionais da saúde que fizeram palestras durante o evento, Rosemeire Sartori foi a primeira a falar, sobre o tema “Assistência Obstétrica e Boas Práticas”.


Milene Mori, membro do GT de Saúde da Mulher do Coren-SP, foi uma das organizadoras do evento em Santos

Ela falou sobre medidas para a redução dos indicadores de morte materna, e explicou que a hipertensão é a principal causa de morte de gestantes no Brasil. “Precisamos qualificar nossa atenção básica para combater a hipertensão. Uma mulher não pode correr risco de vida apenas por estar grávida”, disse.


O médico ginecologista Francisco Lázaro Souza foi o mediador das discussões na seção santista da APM

Outros palestrantes trouxeram exemplos de boas práticas no parto, como as Casas de Parto e as iniciativas de parto humanizado que estão sendo adotadas pelo Hospital e Maternidade São Lucas, de Santos.

Fabíola de Campos Braga Mattozinho falou sobre as iniciativas que estão sendo tomadas pelo Coren-SP visando a capacitação de profissionais de Enfermagem para o Parto Adequado, e colocou o Conselho à disposição dos profissionais.