Evento “Coren-SP Com Você” leva temas de interesse da enfermagem a Presidente Prudente

A cidade de Presidente Prudente recebeu mais uma edição do evento “Coren-SP Com Você”, realizado na manhã de quinta-feira, dia 8 de agosto, no Centro Universitário de Presidente Prudente (Uniprudente).

A atividade contou com a presença de estudantes de enfermagem e profissionais da área, que assistiram a palestras sobre temas de relevância para a atuação profissional de enfermeiros, obstetrizes, técnicos e auxiliares de enfermagem.

Mesa de abertura do Coren-SP Com Você de Presidente Prudente

A mesa de abertura do evento contou com a presença do conselheiro Eugênio Dantas, representando o presidente do Coren-SP, Sergio Cleto; da subsecretária de saúde de Presidente Prudente, Daniele Borsari; do diretor técnico de saúde do município, Erasmo Braulino; da enfermeira supervisora de enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde, Denise Campagnaro e do professor Mário Machado, coordenador da graduação em enfermagem da Uniprudente.

O conselheiro Eugênio Dantas falou sobre os projetos atuais do Coren-SP

A primeira palestra da programação foi feita pelo conselheiro Eugênio Dantas, que falou sobre os projetos atuais do Coren-SP. Ele contou algumas novidades do interesse dos profissionais: “Recentemente nós aprovamos a negociação de dívidas em até 24 vezes. Isso vai facilitar muito a resolução de pendências com anuidades do conselho”.

Eugênio deu uma explicação sobre todos os programas e projetos do Coren-SP, inclusive sobre o Cuidando de Quem Cuida, coordenado por ele e que foca na saúde mental dos enfermeiros, obstetrizes, técnicos e auxiliares de enfermagem.

Mariana Vastag trouxe uma discussão importante sobre adesão ao tratamento em pacientes crônicos

A segunda palestra da manhã foi feita pela enfermeira e professora Mariana Vastag, que também integra o Grupo de Trabalho (GT) de enfermagem em saúde mental das Câmaras Técnicas do Coren-SP. O tema da palestra de Mariana foi “Adesão ao tratamento em pacientes crônicos: desafios e soluções”.

“Como profissionais de enfermagem, sabemos que o tratamento de pacientes com doenças crônicas não transmissíveis é algo bastante trabalhoso no nosso dia a dia.

Uma das discussões trazidas por Mariana foi a das soluções para melhorar a adesão ao tratamento. Ela elencou como soluções: a educação do paciente; as explicações sobre a importância e o funcionamento do tratamento; o apoio psicossocial; os grupos de apoio e intervenções psicoterapêuticas; a simplificação do regime terapêutico e o uso de medicamentos de ação prolongada.

Estela Fernandes Lira

Após um breve intervalo para um café, foi a vez de uma exposição feita por docentes da graduação. As professoras Estela Fernandes Lira e Lucimeire Silva Nogueira.

Lucimeire Silva Nogueira

As duas falaram sobre o impacto da espiritualidade na cura e a interação dessas das dimensões da espiritualidade e da cura. “Mesmo como profissionais de saúde, devemos nos conectar primeiro com nós mesmas para podermos ajudar o nosso próximo”, falou Estela, que explicou que a espiritualidade é uma dimensão fundamental da experiência humana e que transcende a religião. “Não precisamos ser religiosos para entrarmos em contato com a espiritualidade”, resumiu.

Dyanna Cardoso fez a palestra “Desperta, enfermagem!”

O Coren-SP Com Você de Presidente Prudente foi encerrado com a palestra “Desperta enfermagem”, feita pela enfermeira e coach Dyanna Cardoso. Dyanna falou sobre a importância dos profissionais terem objetivos claros e foco para conquistarem aquilo que desejam.

Ao final da atividade, a palestrante ensinou a técnica do “Yes”, que tem o efeito de aumentar a produção de hormônios como testosterona e fornecer força para quem precisa de uma energia a mais para o dia a dia.

Galeria de fotos

Saiba mais

Como posso ajudar?