Estudante de enfermagem apresenta TCC sobre Autismo no 3º Congresso Internacional da Criança e do Adolescente em Portugal

A estudante Eliana Rose da Silva Negócio, que está concluindo sua graduação em enfermagem pela Universidade São Judas Tadeu, de São Paulo, apresentou seu trabalho de conclusão de curso (TCC) sobre o Transtorno de Espectro do Autismo (TEA), no 3º Congresso Internacional da Criança e do Adolescente em Portugal. O evento ocorreu entre os dias 23 e 25 de janeiro de 2019 na fundação Dr. Antonio Cupertino de Miranda, na cidade do Porto.

 

Enfermeira Eliana durante sua aprentação

O TEA é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por padrões de comportamentos repetitivos e dificuldade na interação social, que afeta o desenvolvimento. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que existam 70 milhões de pessoas com autismo em todo mundo, sendo 2 milhões somente no Brasil. Estima-se que uma  a cada 88 crianças apresenta traços da doença, com prevalência maior em meninos.

Eliana, que também é técnica em enfermagem, conta que um dos motivos que a incentivaram a desenvolver esse tema foi seu filho, diagnosticado com déficit de atenção e TEA. “Minha família e eu tivemos muitas dificuldades na inclusão escolar, devido à falta de preparo das instituições de ensino. Este trabalho me mostrou que a dificuldade é mais comum do que aparenta. Existem muitos pais que não conseguem encontrar uma instituição que realmente realize essa inclusão, uma vez que, apesar da legislação obrigar, a prática é bem diferente”, explica.

Eliana também diz que foi uma surpresa ter seu trabalho aprovado no congresso. “O feedback do público foi muito positivo, pois nos mostraram que as dificuldades com a inclusão do autista que temos no Brasil são as mesmas que se encontram em Portugal e em outros países”.

A apresentação ocorreu na cidade do Porto em Portugal

De acordo com a enfermeira, foram apresentados três temas durante o evento: “Brinquedo Terapêutico para criança portadora de paralisia cerebral – um desafio multidisciplinar”; “Sentimento dos pais de autista frente à inclusão social escolar” e “Atuação do enfermeiro na aplicação da escala para triagem do diagnóstico precoce do Autismo”.

Para ela, a troca de experiência, o contato com outros profissionais e a demonstração de respeito por todos que estavam presentes, foram extremamente gratificantes e encorajadores. “Não consigo descrever a felicidade e o sentimento daquele momento. A sensação de ver seus trabalhos sendo elogiados por profissionais num congresso internacional é indescritível. Fica o sentimento de gratidão aos nossos orientadores, professores e colegas pela oportunidade de vivenciar isso”, comenta Eliana, emocionada.