Coren e Cofen discutem a criação do quadro de Enfermagem na PM-SP

Reunião discutiu a criação do cargo de oficial enfermagem no quadro de oficiais e praças de PM-SP

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), a Comissão Nacional de Profissionais de Enfermagem Militares (Conpem/Cofen) e o Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP) reuniram-se hoje (29/4) com o deputado estadual Caio França (PSB-SP) para discutir a criação do Quadro de Enfermagem para Oficiais e Praças na Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Demanda histórica dos profissionais militares do estado, a criação do cargo visa corrigir uma desigualdade na lei de criação dos quadros de saúde da corporação, que não contemplou a Enfermagem. As atividades de Enfermagem já são desenvolvidas no dia a dia de trabalho, porém sem uma adequada regulação dessas atividades.

“Atualmente, da forma que está estabelecida o processo de trabalho da enfermagem militar, há um conflito hierárquico, que precisa ser devidamente corrigido”, avalia o conselheiro federal Luciano Silva, que representou o Cofen na reunião.

Levantamento realizado pela Conapem/Cofen demonstram que diversos corporações já contam com o cargo de oficial enfermeiro. Desde, 2016, a comissão atua com um elo entre o Sistema Cofen/Conselhos Regionais e os profissionais de Enfermagem militares. “Reunimos dados para subsidiar a criação de marcos normativos e propostas de políticas públicas para o fortalecimento e melhoria dos quadros de Saúde Militares”, explica o capitão Ronaldo Beserra.

“A criação do cargo contribuiria para a qualificação das ações da PM-SP”, afirma o deputado Caio França, que se mostrou sensível à demanda e prometeu defender o pleito na Assembleia Legislativa de São Paulo.  A reunião contou, ainda, com a participação do conselheiro regional Eduardo Fernando, e tenente coronel Gilson Hanszman, do capitão Wilton Patrício e do capitão Ronaldo Beserra, enfermeiros integrantes da Conpem.

Fonte: Ascom/Cofen