Enfermeiros desempenham funções de liderança na administração pública do Estado

Um serviço de extrema importância no estado de São Paulo, o Centro de Vigilância Sanitária – CVS-SP tem em sua equipe enfermeiros ocupando cargos de liderança e gestão, desempenhando um importante papel junto aos municípios e à sociedade. O presidente do Coren-SP, Cláudio Silveira, realizou uma reunião no órgão para apresentar o trabalho desempenhado pela autarquia, e foi recebido pelo Diretor Técnico de Saúde, Osvaldo Pereira de Oliveira, e por Carlos Roberto Alonso da Silva, ambos enfermeiros, lotados na Divisão de Serviços de Saúde do CVS-SP.

Presidente em exercício do Coren-SP, Cláudio Silveira, Osvaldo Pereira de Oliveira e Carlos Roberto Alonso da Silva

Na ocasião, Osvaldo falou sobre os desafios enfrentados pela Enfermagem para assumir espaços como esses, fazendo menção a um antigo Decreto que restringe aos médicos a prerrogativa de assumir cargos de gestão em serviços de saúde. “Temos vários profissionais enfermeiros habilitados pelo curso de especialização em gestão de serviços de saúde, logo não há motivos para que não possam exercer essa função, pois ao enfermeiro especializado em gestão de serviço de saúde é assegurada a competência para tal”, disse.

Para ele, embora muitos obstáculos se apresentem, a categoria deve superá-los para assumir cada vez mais funções dessa natureza. “Precisamos conquistar mais visibilidade e mostrar que somos capazes”, incentiva o Diretor, cuja Divisão é responsável por 28 grupos regionais em todo o estado de São Paulo. As Vigilâncias Sanitárias dos municípios se reportam a esses grupos, que, por sua vez, fazem a ponte com o CVS-SP, constituindo assim o Sistema Estadual de Vigilância Sanitária – SEVISA. Dessa forma, Osvaldo e sua equipe são responsáveis por dirigir as atividades de apoio técnico, elaboração de pareceres técnicos e instrumentos normativos a serem utilizados em todo território estadual e, inclusive, promover capacitações no âmbito do SEVISA e contribuir com outros Estados, como referência nacional.

O enfermeiro Carlos Roberto integra a equipe Técnica de Hemoterapia, um dos Grupos da Divisão de Serviços de Saúde. Cada grupo abrange uma área especializada na fiscalização e monitoramente, como, por exemplo, odontologia, laboratórios Clínicos, hospitais, radiologia e hemoterapia. “O profissional de enfermagem é completo, porque conhece a realidade dos serviços de saúde de forma integral e acompanha todos os processos. Por isso, tem o perfil ideal para atuar em cargos de gestão”, avalia.

O presidente do Coren-SP também destacou a importância de a enfermagem buscar essa visibilidade. “A categoria deve se empoderar e essa gestão do Coren-SP está trabalhando para que os profissionais tenham cada vez mais consciência do seu potencial. Vocês são exemplos de como a enfermagem desempenha um bom papel à frente da gestão dos serviços”, disse.