Enfermeiro de Laranjal Paulista transforma vidas com os Desafios do Janeiro Branco

Desde 2014, durante o mês de janeiro, é realizada a campanha nacional do “Janeiro Branco”, que objetiva conscientizar as pessoas sobre as questões relacionadas à saúde mental.

Este ano, o enfermeiro André Pieroni, 31, que atua há cinco anos na área de psiquiatria no CAPS I (Centro de Apoio Psicosocial) em Laranjal Paulista e na Santa Casa da cidade, resolveu aderir ao janeiro branco de um jeito diferente.

O enfermeiro André Pieroni, de Laranjal Paulista, criador dos Desafios do Janeiro Branco

André lançou os “Desafios do Janeiro Branco” em sua página pessoal no Facebook e em seu perfil no Instagram. A ideia é propor desafios diários fáceis de serem realizados durante todo o mês de janeiro, para dessa forma trazer algo de positivo ao cotidiano dos participantes.

“Ao invés de falar sobre alguma doença mental no janeiro branco, resolvi lançar os desafios com o objetivo de promover emoções positivas nas pessoas nestes tempos obscuros que estamos vivendo, tanto por conta da pandemia como por conta da guerra política. Com isso eu promovo reflexões e trago de volta alguns hábitos positivos”, explica ele.

Os desafios propostos diariamente são ações como postar uma foto de um momento feliz em 2020, mudar algo na rotina do dia, elogiar alguém ou ligar para alguém que não vê há muito tempo e a resposta do público tem sido bem além do que André esperava.

“Teve um dia em que propus uma mudança de rotina como desafio. Propus que os participantes mudassem alguma coisa de lugar, mudassem um caminho, qualquer coisa. Aí uma pessoa me disse depois que mudou o caminho que fazia para ir ao trabalho e que isso tinha sido extremamente especial para ela e que com isso ela conheceu novos lugares”, conta o enfermeiro.

A auxiliar de escritório Luana Furlan Badreddine, 36, que também é moradora de Laranjal Paulista, é uma das participantes assíduas dos Desafios do Janeiro Branco. Luana tem participado desde o primeiro dia.

“Após engravidar pela segunda vez passei por algumas coisas que afetaram minha saúde mental, e por estarmos em uma pandemia eu não poderia ser atendida por um psicólogo ou terapeuta. Então quando o André Pieroni surgiu com esse Desafio do Janeiro Branco não poderia perder, era uma forma de me ajudar”, conta ela.

A auxiliar de escritório Luana Furlan Badreddine percebeu impactos positivos ao participar dos desafios diários

Luana detalha como a ação do enfermeiro André a impactou positivamente nesses primeiros 19 dias de desafio: “Eu descobri que existem coisas tão simples aparentemente e que pra mim são tão difíceis de serem executadas. Tenho me sentindo mais confiante, mais animada e me ajudou fazer algumas coisas que não tinha o hábito, como a leitura. Melhorou a minha autoestima também!”, destaca.

Além da ótima participação da população nos desafios, o enfermeiro André recebeu propostas de parcerias de empresas e comércios que passaram a oferecer brindes aos participantes.

“Alguns estabelecimentos alimentícios da nossa cidade ofereceram brindes a quem participasse. Nós iremos sortear itens como um parmegiana, uma panqueca, um bolo. Isso tem incentivado a participação e divulgado. Como aqui é um município pequeno, nossa ação está repercutindo bastante”, conta o enfermeiro, que faz questão de destacar que a ação não objetiva lucro.

Quer participar? Basta acessar os perfis de André no Facebook e no Instagram (@andrepieronii). Os desafios continuarão sendo realizados todos os dias de janeiro até o fim do mês!