Enfermeiras se sensibilizam com a sondagem sobre saúde mental e parabenizam o Coren-SP pela abordagem

A presidente do Coren-SP, Renata Pietro, recebeu nesta quinta-feira (23/5), na sede da autarquia, as enfermeiras Sandra Helena da Silva Duque, enfermeira do Hospital Municipal Doutor Carmino Caricchio, e Marília de Fátima Martins Pereira, enfermeira do Hospital do Servidor Público Municipal, que vieram parabenizar e agradecer o empenho e o acolhimento do Conselho nas ações relacionadas à sondagem sobre a saúde mental dos profissionais da categoria.

No dia 8 de maio de 2019, a presidente do Coren-SP, Renata Pietro, apresentou, durante a cerimônia de abertura da Semana da Enfermagem 2019, os dados referentes a sondagem realizada com os profissionais da categoria. E, no mesmo dia, a rádio CBN divulgou a notícia: “Mais da metade dos profissionais de enfermagem de São Paulo apresentam adoecimento mental”.

Ouvintes como as enfermeiras Sandra e Marília puderam ouvir a presidente do Conselho, que concedeu uma entrevista à rádio e destacou que a causa dessas doenças, como ansiedade e depressão, são resultados das dificuldades enfrentadas no ambiente profissional, como condições inadequadas para a prática.

Ao ouvirem a entrevista completa, Sandra entrou em contato com Coren-SP agradecendo e parabenizando a presidente Renata, por seu empenho e dedicação. “Eu ouvi a reportagem quando estava no meu carro indo trabalhar e, pela primeira vez, eu senti que o conselho de classe realmente se preocupa com seus profissionais”, diz.

Durante a reunião, a presidente apresentou a elas algumas ações que gestão atual vem realizando, como, por exemplo, as visitas de fiscalização nas instituições e o dimensionamento de pessoal. Ações como essas que tem por objetivo solucionar o déficit de funcionários e, consequentemente, diminuir a sobrecarga do trabalho.

“Quando assumimos a gestão, sabíamos que não seria uma tarefa fácil. Mas com muita luta e força de vontade, nós estamos conseguindo traçar estratégias que realmente mudem o cotidiano dos nossos profissionais, o que vem sendo possível por meio da aproximação do Conselho, que tem se aprofundado nas demandas e desafios enfrentados na prática”, ressalta Renata Pietro.

Para a enfermeira Marília, os profissionais de enfermagem são os responsáveis pelo cuidar, mas eles também necessitam de cuidados. “Se nós tivéssemos uma atenção, uma assistência direcionada para nós, com certeza, não haveria tanto adoecimento no nosso âmbito profissional.”, declara.

Cuidando de quem cuida

A apresentação também considerou as ações futuras para que essa realidade possa ser combatida, por meio do Programa Cuidando de quem Cuida, criado pelo Coren-SP.

• Além das contínuas ações de fiscalização prevendo o dimensionamento e as condições adequadas para a assistência, haverá um reforço na divulgação das oficinas para que os responsáveis técnicos se conscientizem da importância da realização correta do cálculo.
  • Serão incrementadas as parcerias com Ministério Público do Trabalho, Vigilância Sanitária e Conselho Regional de Psicologia no que diz respeito à fiscalização, além de implantada parceria de divulgação dos serviços do Centro de Valorização à Vida para os profissionais que sentirem necessidade de recorrer a ele.
  • Serão implementadas videoaulas sobre o cálculo de dimensionamento, de forma a favorecer ainda mais o entendimento sobre sua realização e importância.
  • Também haverá a continuidade das já bem sucedidas audiências de conciliação com as instituições de saúde para cumprimento do dimensionamento identificado, por meio de Termos de Ajustes de Conduta.
  • Será realizada campanha publicitária de incentivo à saúde mental, para conscientização dos profissionais e da sociedade, atendida pela enfermagem, além da busca de parcerias com o poder público, para promoção de políticas de prevenção e acolhimento.
  • Tornarão a ser realizados eventos que versem sobre a saúde mental, tanto no atendimento dos pacientes quanto a dos próprios profissionais, bem como o tema será o norteador do tradicional Seminário de Comissões de Ética do Coren-SP.

Com isso, o Coren-SP planeja acolher e orientar os profissionais, de forma a prezar pela saúde mental e pela segurança no trabalho da enfermagem.