Enfermeira Mônica Calazans é reconhecida como Heroína do Ano, no prêmio Notáveis, da CNN

O ano de 2020 foi árduo para os profissionais da saúde, principalmente para as equipes que atuam na linha de frente no combate à Covid-19. É o caso da enfermeira Mônica Aparecida Calazans, 54, que atua na UTI do Hospital Emílio Ribas. Ela foi a vencedora do 1º prêmio Notáveis, na categoria “Heroína do Ano”, exibido pela CNNBrasil no dia 13/12. O prêmio representa um reconhecimento para todos os enfermeiros, médicos e profissionais da saúde que estão na luta contra o Coronavírus. “Foi de suma importância a enfermagem nesse caos. Tivemos comprometimento, solidariedade e cuidado, para que a população percebesse o quão nosso papel é fundamental”, comentou.

Mônica Aparecida Calazans foi a vencedora do 1º prêmio Notáveis, na categoria “Heroína do Ano”, exibido pela CNNBrasil

Mônica foi voluntária nos testes realizados da vacina Coronavac. “A minha expectativa é das melhores, só com a vacina é que poderemos retornar nossas vidas ao normal. Seja qual for a escolhida, precisamos de uma”, frisou.

A enfermeira atua no Hospital Emílio Ribas, na linha de frente contra a Covid-19

De acordo com Calazans o maior desafio enfrentado pelos profissionais é a adaptação a essa nova realidade. Ter que presenciar os pacientes sofrendo e longe de seus familiares causa muita tristeza. “Isso que estamos passando, num futuro breve, serão apenas lembranças, iremos valorizar muito mais o simples gesto de um abraço, que infelizmente nesse ano deixamos de dar em tantas pessoas. Aos profissionais da saúde peço que se protejam, sei que esse ano foi massacrante pra todos que estão na linha de frente, perdemos um número considerável de profissionais, mas nos tornamos mais fortes pra combater essa doença”.