Enfermeira inaugura primeiro consultório de enfermagem materno-infantil em Santos

A enfermagem vem ganhando cada vez mais espaço e autonomia, e um exemplo disso é a trajetória da enfermeira Daniela Aparecida Gomes Souza, que abriu seu próprio consultório de enfermagem materno-infantil em Santos. “Minha trajetória na enfermagem começou em 2005, quando me inscrevi na Di Solimene Escola Técnica de Enfermagem, na cidade de Santos. Desde então a paixão pela profissão foi crescendo. Em 2008, iniciei a faculdade de enfermagem no Centro Universitário Lusíada (Unilus). Após a graduação atuei em hospitais de referência na cidade como na Casa de Saúde, na prefeitura, no Pronto-socorro e na Irmandade da Santa Casa de Misericórdia”, conta.

Enfermeira Daniela Aparecida Gomes Souza

Daniela se preparou bastante para abrir sua clínica, realizou curso de capacitação e manutenção de Cateter Central de Inserção Periférica (PICC), fez especialização em Enfermagem Pediátrica e Neonatal e concluiu a pós-graduação de Gestão de Qualidade em Saúde, ambos no Instituto de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, além de possuir uma vasta experiência atuando como enfermeira.

“Sempre gostei de estudar e atualizar meu conhecimento. Minha atuação na área hospitalar foi fantástica, aprendi muito e cresci bastante como pessoa e profissional. Atuei em diversos setores e, em 2015, fui promovida à coordenadora na UTI Neonatal e, posteriormente, para o setor de Qualidade. Foram quase 12 anos de entrega pela enfermagem hospitalar. Hoje, além do consultório, sou professora na Unilus e na Biosaler Brasil”, destaca.

O consultório de enfermagem foi inaugurado em novembro de 2020.  Daniela conta porque decidiu ser autônoma: “Sempre fui empreendedora na área da enfermagem, gosto de inovar, escrever e colocar projetos em prática. Busco melhoria contínua em tudo que faço, afinal de contas, tudo pode ser melhorado. Estamos no crescente movimento do empreendedorismo da enfermagem, e isso é sensacional para nossa autonomia e saúde da população”.

Na clínica Mamamundi as clientes são atendidas com horário exclusivo para a consulta de enfermagem, com foco no reajuste no processo de amamentação, avaliação e tratamento de trauma mamilar e demais intercorrências da lactação. O consultório também oferece sessões de laserterapia no pós-parto (para melhorar a qualidade de vida da puérpera), aromaterapia e furo de orelha humanizado em bebês, crianças e mulheres. Além disso, pensando em ampliar o cuidado da família e do bebê, o consultório possui uma sala de cursos, onde são ministrados minicursos de primeiros socorros, gestante personalizado (casais grávidos), primeiros cuidados do bebê, administração de medicação (pais cuidadores), curso de ambiente seguro para bebês/crianças e curso de babá e berçarista.

“Vejo que nossa atuação, hoje, vai além do cuidar, e a cada dia mostra o quanto é estratégico educar a população para que entendam o papel do enfermeiro fora do ambiente hospitalar e subordinado ao médico. Auxiliei mais de 150 famílias, em menos de dois anos de atendimento exclusivo para o público mãe/bebê. Tenho alunos enfermeiros, médicos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e cuidadores infantis; é uma troca de conhecimento muito rica. O caminho do empreendedorismo na enfermagem está apenas começando e tenho orgulho de fazer parte dessa história. Avante enfermagem!”