Enfermeira fala sobre a emoção de vacinar a primeira criança brasileira contra a Covid-19

A enfermeira Jéssica Pires de Camargo, que atua na Coordenadoria de Controle de Doenças da Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo, teve um ano de 2021 movimentado. Afinal, foi ela quem aplicou a primeira dose de vacina contra a Covid-19 em território nacional, ao vacinar sua colega de profissão, Mônica Calazans, no dia 17/1 do ano passado.

A imagem da primeira aplicação de vacina contra a Covid-19 em território nacional rodou o Brasil e rendeu até uma homenagem feita pelo Coren-SP a ambas as protagonistas da cena.

A imagem de Jéssica vacinando Mônica trouxe esperança a todo o Brasil em janeiro de 2021

Na última sexta-feira (14/1), três dias antes do aniversário de um ano dessa primeira aplicação de vacina, Jéssica protagonizou outra cena emocionante: foi ela quem também vacinou a primeira criança brasileira contra a Covid-19.

A imagem de Jéssica vacinando o pequeno Davi Seremramiwe, 8, menino indígena da etnia xavante, emocionou o Brasil e inaugurou uma etapa da campanha de vacinação muito esperada por todos, sobretudo pelos pais de crianças entre 5 e 11 anos de idade – público-alvo da nova campanha.

Um ano depois, Jéssica também vacinou o menino Davi, 8, primeira criança a ser imunizada contra a Covid-19 no Brasil

Ao Coren-SP, Jéssica falou sobre a sensação de ter participado desse outro momento histórico da saúde pública nacional: “O principal sentimento é de gratidão por todos os profissionais que puderam tornar esse momento possível. É uma honra poder representá-los!”.

A profissional fez questão de lembrar de toda a cadeia de processos que fazem parte da imunização da população: “São muitos processos envolvidos em uma aplicação de vacina, desde a fabricação dos imunizantes até a liberação e a logística das vacinas, ou seja, não é algo simples. Cada um desses profissionais têm sua importância e merece reconhecimento”.

Jéssica destacou ainda a importância de vacinar as crianças, sobretudo neste momento de agravamento da pandemia em função da difusão da variante Ômicron do vírus: “As crianças acabaram se tornando o grupo mais exposto ao vírus por não estarem vacinadas. Agora, a partir da liberação da vacina infantil pela Anvisa, elas estarão mais protegidas. Essa ação ajudará ainda mais no controle da pandemia, principalmente por meio da diminuição da gravidade dos casos, a partir da vacinação desse público”.

Parabéns à enfermeira Jéssica pela participação em mais esse momento histórico da enfermagem brasileira!